Jogo de tiro com extração da Bungie será pago, mas promete entregas consistentes sem aumento de custos ao longo do tempo

Durante participação no podcast Friends Per Second, Joe Ziegler, diretor do novo jogo da Bungie, Marathon, esclareceu a decisão de não lançar o título como free-to-play. A escolha, segundo ele, está diretamente ligada ao compromisso do estúdio em entregar uma experiência robusta e em constante evolução, com um modelo de monetização que prioriza o conteúdo ao longo do tempo sem custo adicional.

Modelo premium quer garantir suporte contínuo sem encarecimento futuro

Ziegler explicou que a Bungie está apostando em um formato “premium” justamente para evitar cobranças extras nas futuras temporadas do jogo. “Queremos que o ponto de entrada seja justo, mas que também represente nosso compromisso com a qualidade e com o suporte contínuo ao jogo, sem que isso implique em aumento no preço-base”, declarou.

Embora o valor final ainda não tenha sido oficialmente anunciado, rumores apontam que o título pode chegar ao mercado por cerca de US$ 40 — posicionando-se ao lado de lançamentos como Helldivers 2 e o cancelado Concord. A Bungie, por enquanto, mantém o preço em sigilo, mas garante que o modelo escolhido reflete a ambição do projeto.

Jogo estreia com combate tático em equipes e jogabilidade intensa

Marathon é um jogo de tiro com foco em extração, no qual times de três jogadores competem entre si em zonas intensas, enfrentando até 18 adversários simultaneamente. A Bungie revelou a primeira gameplay do jogo no último fim de semana, gerando grande expectativa entre os fãs. A empresa também confirmou que o título será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

Outro ponto positivo é que, apesar da parceria com a Sony, Marathon não exigirá que jogadores em outras plataformas criem uma conta na PlayStation Network — uma abordagem mais amigável à comunidade multiplataforma.

Troca de liderança reforça nova fase criativa

Ziegler assumiu a direção de Marathon em março de 2024, após deixar a Riot Games, onde foi diretor de Valorant. Sua chegada marca uma nova fase de desenvolvimento, especialmente após a saída de Christopher Barrett, ex-diretor do projeto.

Com uma proposta sólida e apoio de um estúdio de renome como a Bungie, Marathon promete ser mais do que apenas mais um shooter: será uma plataforma viva e em constante evolução, mesmo sem adotar o modelo gratuito.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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