Thaddeus Sasser explica o fracasso de Concord e celebra sucesso de Marvel Rivals
O diretor do jogo Marvel Rivals, Thaddeus Sasser, sugeriu que o Concord da Sony fracassou porque “não trouxe nenhum valor único” aos jogadores. A Sony retirou o Concord do ar e das vendas duas semanas após seu lançamento neste verão, citando uma recepção ruim dos jogadores ao jogo de tiro em serviço ao vivo, que custava US$ 40. A decisão também resultou no fechamento do desenvolvedor Firewalk Studios pela Sony.
Em uma entrevista com a VideoGamer, Sasser comentou sobre o destino do jogo. “Há um custo de troca”, disse ele. “Já investi no Overwatch, tenho 15 skins para Pharah, não vou a lugar nenhum.”
A entrevista foi gravada antes do lançamento de Marvel Rivals, um jogo de tiro de heróis gratuito publicado pela NetEase. Marvel Rivals atraiu 10 milhões de jogadores em três dias após seu lançamento na semana passada, um resultado impressionante que contrasta com o fracasso de Concord.
Incertezas no desenvolvimento de jogos
Sasser destacou a imprevisibilidade do sucesso de jogos no mercado. “Como desenvolvedor de jogos, você sempre fica preocupado até que o público responda”, disse ele. “A verdade é que não acho que ninguém possa prever isso com precisão ou a indústria de jogos seria radicalmente diferente hoje.”
Ele acrescentou: “Há muitos jogos que saem e as pessoas ficam tipo ‘vai dar certo’, então fracassa ou as pessoas saem e dizem ‘vai fracassar’ e faz um sucesso incrível. Então, acho que é muito difícil dizer com antecedência e você sempre fica preocupado com isso.”
Atratividade do IP da Marvel
Sasser explicou que esperava que a popularidade do IP da Marvel fosse o suficiente para convencer os jogadores que já estavam investidos em jogos concorrentes a tentar algo novo. “Acho que o truque é que você precisa ter esse motivo para que as pessoas queiram vir e jogar seu jogo, e acho que Marvel Rivals faz exatamente isso com os super-heróis. Quando ouvi o conceito do jogo, pensei ‘Meu Deus, quero ser a Tempestade em um jogo’, ‘Quero ser o Doutor Estranho em um jogo’. Quero ser esses heróis no jogo, isso parece incrível.”
Ele continuou: “Minha mente imediatamente pulou para todas as possibilidades legais que você poderia ter com isso. É isso que eu acho que vai atrair as pessoas também. Se tivermos feito bem o nosso trabalho, elas vão amar o que tocam e vão querer tocar mais um pouco.”
O sucesso inicial de Marvel Rivals parece confirmar essa expectativa, e Sasser está otimista de que o jogo continuará a atrair e engajar jogadores no futuro.