O mistério sobre os constantes adiamentos do aguardado jogo de ficção científica da Capcom, Pragmata, finalmente chegou ao fim. O diretor do game, Cho Yonghee, revelou em uma nova entrevista que os atrasos foram causados principalmente pela dificuldade em equilibrar as complexas mecânicas de jogabilidade do título, um processo que exigiu muita “tentativa e erro”.

A declaração, dada durante a Tokyo Game Show 2025, é a primeira explicação oficial para a longa espera pelo jogo, que foi anunciado em 2020 e agora tem seu lançamento previsto para 2026. O diretor, no entanto, garantiu que o tempo extra foi bem aproveitado e resultará em um jogo melhor.

O desafio de equilibrar ‘hacking e tiro’

Em entrevista ao site TheGamer, o diretor Cho Yonghee e o produtor Naoto Oyama explicaram que o principal desafio foi fazer com que as duas mecânicas centrais do jogo — o hacking da personagem Diana e o combate de tiro de Hugo — funcionassem em perfeita harmonia.

“Houve muita tentativa и erro, idas e vindas, apenas para ver o que daria certo e o que funcionaria melhor”, afirmou Yonghee. O produtor Oyama complementou: “Ter as duas mecânicas (…) foi um dos motivos pelos quais investimos mais tempo no jogo. Dedicamos nosso tempo para equilibrar tudo.”

A longa jornada de adiamentos de ‘Pragmata’

A explicação da equipe de desenvolvimento ajuda a entender a longa e silenciosa jornada de Pragmata. O jogo foi revelado pela primeira vez em 2020, durante o evento de apresentação do PlayStation 5, com um trailer enigmático que gerou grande expectativa. A data de lançamento original era 2022.

No entanto, o jogo foi adiado primeiro para 2023 e, em seguida, adiado indefinidamente, desaparecendo dos holofotes por um longo período. No início deste ano, a Capcom finalmente confirmou uma nova janela de lançamento para 2026.

Anúncio antecipado serviu de ‘motivação’ para a equipe

Curiosamente, o diretor Cho Yonghee acredita que o anúncio tão antecipado do jogo, em 2020, foi benéfico para o projeto, apesar da longa espera que gerou nos fãs. “Lançar o jogo tão cedo serviu de motivação para nós”, disse ele. “Se não tivéssemos lançado aquele trailer naquela época, Pragmata talvez не fosse o mesmo jogo que é hoje.”

A boa notícia para os fãs é que o trabalho extra parece estar valendo a pena. Pragmata já esteve jogável em diversas feiras de games recentes, como a Summer Game Fest, e a recepção à sua jogabilidade de ação e hacking tem sido muito positiva, indicando que a espera pode ser recompensada em 2026.

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