O diretor de Resident Evil Requiem, Koshi Nakanishi, fez uma admissão surpreendente. Ele, que também dirigiu o aclamado Resident Evil 7, afirmou que seu jogo anterior pode ter sido “assustador demais” para uma parte do público. A percepção, portanto, influenciou diretamente o design do novo Resident Evil Requiem. O próximo título da franquia, por exemplo, terá uma câmera opcional em terceira pessoa. O objetivo é oferecer uma experiência potencialmente menos aterrorizante.

A declaração foi dada em uma entrevista ao site GamesRadar+. A conversa aconteceu durante a Gamescom 2025.

“Possivelmente assustador demais”

Primeiramente, Nakanishi refletiu sobre o impacto de Resident Evil 7. “Implementei a perspectiva em primeira pessoa como uma forma de torná-lo mais imersivo e assustador do que nunca”, disse. “Acho que a maioria concordou que era um jogo incrivelmente assustador, mas possivelmente assustador demais.”

O diretor, então, reconheceu que a intensidade do terror pode ter afastado alguns jogadores. “Acho que algumas pessoas não conseguiram lidar com o jogo e não conseguiram terminar ou nem começaram”, confessou. “Isso é algo que eu olho para trás pensando que […] quero ter certeza de que as pessoas possam aproveitar este jogo.”

A câmera em 3ª pessoa como uma “válvula de escape”

A solução encontrada para Resident Evil Requiem, portanto, foi oferecer opções. O jogo terá tanto a câmera em primeira pessoa quanto a tradicional em terceira pessoa. O jogador, aliás, poderá alternar entre elas.

“Se você começou o jogo em primeira pessoa e está achando que é demais, a terceira pessoa é quase uma maneira de se distanciar um pouco desse nível de horror”, explicou Nakanishi. “Isso torna a experiência um pouco mais fácil de lidar, tendo o personagem na tela como uma espécie de avatar de si mesmo.”

O que esperar de Resident Evil Requiem

Apesar da nova opção de câmera, Resident Evil Requiem promete ser um jogo de terror puro. Os desenvolvedores, inclusive, já o descreveram como um retorno às raízes do survival horror. O estilo, portanto, será mais próximo de Resident Evil 7 e do remake de Resident Evil 2.

A declaração de Nakanishi, por fim, é uma admissão rara na indústria. Ela mostra um criador disposto a aprender com seu trabalho anterior. O objetivo, agora, é criar um jogo que seja aterrorizante, mas também acessível. A Capcom, assim, busca garantir que o maior número possível de fãs possa, de fato, chegar até o fim da história.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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