Nancy Meyers revela que O Amor Não Tira Férias não foi planejado como um clássico de Natal
Embora seja amplamente considerado um filme obrigatório para as festas de fim de ano, a roteirista e diretora Nancy Meyers revelou que O Amor Não Tira Férias (2006) nunca foi concebido como um “filme de Natal”. Em uma entrevista ao podcast Hollywood Gold, Meyers compartilhou sua visão original para a comédia romântica, que ganhou popularidade como um dos favoritos da temporada natalina.
“Nunca o vi como um filme de Natal”
De acordo com Meyers, o título O Amor Não Tira Férias faz referência às “férias” das protagonistas Amanda (Cameron Diaz) e Iris (Kate Winslet), e não às festividades natalinas. “Sei que se chama O Amor Não Tira Férias porque elas estão tirando férias, mas poderia ter sido chamado assim se fosse no verão”, disse ela. Meyers também admitiu ter ficado surpresa ao reassistir o filme recentemente, notando “o quanto de Natal havia nele”.
Apesar de a história se desenrolar durante o Natal, com Amanda e Iris trocando de casa por duas semanas para fugir de suas vidas amorosas problemáticas, Meyers enfatizou que seu foco estava nos dramas pessoais dos personagens, não na atmosfera natalina. “Eu realmente queria contar a história dessas pessoas”, explicou.
Solidão, imperfeições e o pano de fundo natalino
A decisão de ambientar a trama no período natalino veio, segundo Meyers, da associação desse momento do ano à solidão e reflexão, especialmente para aqueles que enfrentam desafios pessoais. “Os feriados parecem ser um bom momento para lidar com essas questões”, afirmou. A diretora destacou ainda como cada personagem lida com seus próprios traumas e imperfeições. “Eles estão todos danificados”, observou, apontando Miles (Jack Black) como o menos afetado emocionalmente entre eles.
Do drama pessoal ao clássico natalino
Mesmo com as intenções originais de Meyers centradas nas jornadas emocionais de Amanda e Iris, The Holiday encontrou seu espaço entre os clássicos natalinos. As paisagens nevadas de Surrey, as decorações festivas e o calor humano entre os personagens contribuíram para a transformação do filme em um favorito das festas de fim de ano.
O Amor Não Tira Fériastambém conta com Jude Law e o falecido Eli Wallach no elenco, e segue cativando o público quase duas décadas após seu lançamento. Para muitos, é difícil imaginar o período natalino sem reviver as histórias entrelaçadas de amor, amizade e autodescoberta apresentadas no filme.