Em uma revelação surpreendente que certamente frustrará muitos fãs de Star Wars, o ator Adam Driver contou que um filme focado em seu personagem, Ben Solo (Kylo Ren), chegou a ser desenvolvido com o aclamado diretor Steven Soderbergh, mas foi sumariamente rejeitado pelos chefões da Disney. Segundo Driver, apesar de a Lucasfilm ter “amado” o roteiro, os executivos da Disney não conseguiram “ver como Ben Solo estava vivo”.

A declaração, dada ao AP News, expõe os bastidores das decisões criativas na Lucasfilm sob o comando da Disney e confirma que havia, sim, planos concretos para continuar a história do personagem após A Ascensão Skywalker, planos esses que foram barrados no topo da hierarquia corporativa.

Driver revelou que as conversas sobre um novo filme de Star Wars focado em Ben Solo começaram em 2021. Ele então recrutou pessoalmente o diretor vencedor do Oscar, Steven Soderbergh (Onze Homens e Um Segredo, Traffic), e o roteirista Scott Z. Burns (O Ultimato Bourne, Contágio) para desenvolverem a história.

O trio apresentou o projeto, intitulado “The Hunt for Ben Solo” (A Caçada por Ben Solo), para a chefia da Lucasfilm, incluindo Kathleen Kennedy e Dave Filoni. A resposta inicial foi extremamente positiva. Driver descreveu o roteiro como um dos “roteiros mais legais pra caralho” aos quais já esteve associado.

A rejeição de Bob Iger e a justificativa questionável

O entusiasmo da Lucasfilm, no entanto, não foi suficiente. “Levamos [o projeto] para Bob Iger e Alan Bergman [executivos da Disney] e eles disseram não. Eles não viam como Ben Solo estava vivo. E foi isso”, lamentou Driver.

A justificativa dada pela Disney gerou questionamentos imediatos, dado o longo histórico de Star Wars em trazer personagens de volta da morte — incluindo o próprio Imperador Palpatine no mesmo filme em que Ben Solo morreu. O próprio Episódio 9 termina com a redenção de Ben Solo, que sacrifica sua força vital para salvar Rey, deixando uma ambiguidade que poderia facilmente ser explorada.

Soderbergh também comentou a rejeição: “Eu realmente gostei de fazer o filme na minha cabeça. Só lamento que os fãs não poderão vê-lo.”

O futuro incerto dos personagens da Trilogia Sequel

Com a confirmação de Driver de que o projeto está “morto”, o futuro dos personagens da Trilogia Sequel permanece incerto. Enquanto um filme focado em Rey (Daisy Ridley), ambientado após A Ascensão Skywalker, continua em desenvolvimento, a rejeição do projeto de Ben Solo levanta dúvidas sobre o interesse da Disney em revisitar outros personagens da era mais recente da saga nos cinemas.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor