Em uma revelação surpreendente que certamente frustrará muitos fãs de Star Wars, o ator Adam Driver contou que um filme focado em seu personagem, Ben Solo (Kylo Ren), chegou a ser desenvolvido com o aclamado diretor Steven Soderbergh, mas foi sumariamente rejeitado pelos chefões da Disney. Segundo Driver, apesar de a Lucasfilm ter “amado” o roteiro, os executivos da Disney não conseguiram “ver como Ben Solo estava vivo”.
A declaração, dada ao AP News, expõe os bastidores das decisões criativas na Lucasfilm sob o comando da Disney e confirma que havia, sim, planos concretos para continuar a história do personagem após A Ascensão Skywalker, planos esses que foram barrados no topo da hierarquia corporativa.
O roteiro ‘legal pra caralho’ que nunca verá a luz do dia
Driver revelou que as conversas sobre um novo filme de Star Wars focado em Ben Solo começaram em 2021. Ele então recrutou pessoalmente o diretor vencedor do Oscar, Steven Soderbergh (Onze Homens e Um Segredo, Traffic), e o roteirista Scott Z. Burns (O Ultimato Bourne, Contágio) para desenvolverem a história.
O trio apresentou o projeto, intitulado “The Hunt for Ben Solo” (A Caçada por Ben Solo), para a chefia da Lucasfilm, incluindo Kathleen Kennedy e Dave Filoni. A resposta inicial foi extremamente positiva. Driver descreveu o roteiro como um dos “roteiros mais legais pra caralho” aos quais já esteve associado.
A rejeição de Bob Iger e a justificativa questionável
O entusiasmo da Lucasfilm, no entanto, não foi suficiente. “Levamos [o projeto] para Bob Iger e Alan Bergman [executivos da Disney] e eles disseram não. Eles não viam como Ben Solo estava vivo. E foi isso”, lamentou Driver.
A justificativa dada pela Disney gerou questionamentos imediatos, dado o longo histórico de Star Wars em trazer personagens de volta da morte — incluindo o próprio Imperador Palpatine no mesmo filme em que Ben Solo morreu. O próprio Episódio 9 termina com a redenção de Ben Solo, que sacrifica sua força vital para salvar Rey, deixando uma ambiguidade que poderia facilmente ser explorada.
Soderbergh também comentou a rejeição: “Eu realmente gostei de fazer o filme na minha cabeça. Só lamento que os fãs não poderão vê-lo.”
O futuro incerto dos personagens da Trilogia Sequel
Com a confirmação de Driver de que o projeto está “morto”, o futuro dos personagens da Trilogia Sequel permanece incerto. Enquanto um filme focado em Rey (Daisy Ridley), ambientado após A Ascensão Skywalker, continua em desenvolvimento, a rejeição do projeto de Ben Solo levanta dúvidas sobre o interesse da Disney em revisitar outros personagens da era mais recente da saga nos cinemas.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br