Divertida Mente 2 já está nos cinemas
Divertida Mente 2, a nova animação infantil da Pixar e Walt Disney Pictures, estreou recentemente nos cinemas e tem conquistado grande sucesso entre os telespectadores, especialmente o público adulto. A atração de uma obra destinada ao público infanto-juvenil por adultos tem gerado curiosidade, similar ao fenômeno observado com o filme Barbie.
Tiago Andrade, coordenador do curso de Ciências do Consumo da ESPM, explica esse fenômeno através do conceito de ‘juvenilização da cultura’, estudado pelo sociólogo Edgar Morin.
“Ser jovem, de uma forma geral, significa ter beleza, saúde, longevidade, pelos padrões da cultura, e isso foi se tornando cada vez mais forte no imaginário popular com o passar do tempo. Então, esse fenômeno propôs a todos nós uma extensão da vida jovem, com cada vez mais pessoas mais velhas querendo ser e agir como pessoas jovens”, observa Andrade.
Produtoras entendem o fenômeno
Além da juvenilização da cultura, Andrade aponta que as grandes produtoras de animações, como a Pixar (que produziu o filme), compreendem esses fenômenos sociais e a mente do público adulto. Frequentemente, os pais acompanham seus filhos ao cinema, o que leva as produtoras a criar uma linguagem que atenda ambos os grupos. Essa abordagem é chamada de diálogo duplo entre pais e filhos.
“Existem momentos dos filmes que são direcionados para pessoas mais velhas e momentos que são direcionados para as crianças. Ao assistirem juntos, conseguem dialogar sobre a temática apresentada”, completa Andrade.
O sucesso de Divertida Mente 2, assim como de outras animações que seguem essa fórmula, evidencia a eficácia dessa estratégia, proporcionando uma experiência cinematográfica rica e envolvente para todas as idades.