Morre Dom Antônio Orleans e Bragança, herdeiro da Família Real Brasileira
Dom Antônio Orleans e Bragança, herdeiro da Família Real Brasileira, faleceu na manhã desta sexta-feira (8), aos 74 anos, após estar internado desde julho devido a problemas respiratórios. A morte foi confirmada pela Casa de Saúde São José, localizada no Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e foi atribuída a uma doença pulmonar obstrutiva.
Familiares e legado histórico
Dom Antônio era bisneto da Princesa Isabel e trineto de Dom Pedro II, figuras centrais na história do Brasil. Ele era considerado o “príncipe imperial do Brasil”, ocupando a segunda posição na linha de sucessão à cabeça da Casa Imperial, que é liderada por Dom Bertrand. Segundo a Casa Imperial, Dom Antônio sempre foi um membro leal e dedicado da família, e seu falecimento foi lamentado com profunda consternação por Dom Bertrand de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial.
Ele deixa esposa, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, e três filhos: Dom Rafael de Orleans e Bragança, Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança. Também deixa dois netos, Joaquim e Nicholas Spearman.
O legado de Dom Antônio
Dom Antônio foi uma figura importante não apenas pela sua linhagem, mas também por sua participação em eventos públicos e cerimônias em memória de sua família. Ele foi pai de Pedro Luís de Orleans e Bragança, que morreu tragicamente aos 26 anos na queda do voo 447 da Air France, em 2009. Em memória do filho, Dom Antônio chegou a discursar em uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro.
Velório e despedida
O velório de Dom Antônio será realizado na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no bairro da Glória, também na Zona Sul do Rio. A cerimônia será marcada por momentos de homenagem à sua memória, com a presença de familiares e amigos, além de admiradores de sua trajetória histórica.