Mesmo sem a ação vertical e mais rápida do jogo anterior, Doom: The Dark Ages será o título da franquia com a maior quantidade de inimigos na tela. De acordo com o diretor Hugo Martin, o protagonista Slayer será uma verdadeira “arma de destruição em massa” no novo jogo, justificando a presença de um número maior de adversários.
Os dois últimos jogos da série, especialmente Doom Eternal, já apresentavam uma grande quantidade de inimigos por área, aumentando consideravelmente a dificuldade. No entanto, a id Software pretende elevar esse aspecto no próximo título.
“Temos mais demônios do que nunca”, afirma Martin. Em entrevista ao GamesRadar, ele descreve uma cena em que o Slayer, ao virar uma esquina no mapa, se depara com muitos inimigos, causando destruição com sua shotgun.
A tecnologia atual permite criar espaços maiores e inteligências artificiais (IA) mais complexas, com armas que parecem ser as mais poderosas já vistas em um jogo da franquia.
Diversos Inimigos na Tela Graças a Avanços Tecnológicos
O avanço tecnológico permitiu à id Software alcançar novos níveis com Doom: The Dark Ages. Martin acredita que não há limite para a quantidade de personagens na tela agora. Segundo ele, os programadores não esboçaram um “não” ao aumentar a quantidade de inimigos com IA na tela, algo que parecia impossível anteriormente.
“Eu acho que o número de IAs na tela é… acho que nem existe um limite a essa altura, é uma loucura. Fico esperando ouvir um ‘não’ dos programadores, e eles não disseram isso desta vez. Parece que, em termos de tecnologia, fomos capazes de fazer nosso melhor jogo”, explica Martin.
A id Software se esforçou para entregar o melhor resultado nos títulos anteriores, mas as limitações tecnológicas impediram avanços maiores. Essas barreiras parecem não existir mais com Doom: The Dark Ages.
Além da quantidade de inimigos, Martin destaca uma nova arma apresentada no primeiro trailer de gameplay: um escudo que também funciona como serra. Esse escudo será uma ferramenta chave para o progresso no jogo, permitindo defender, dar parry em projéteis, e fazer combos com armas melee.
“Você terá esse escudo na mão o tempo todo – basicamente, você usa uma arma em cada mão. Quero que os jogadores se sintam como Aragorn ou Leônidas nos portões quentes de 300. Você é o herói de uma grande batalha em um FPS, em um jogo Doom, nada menos que isso”, complementa Martin.
Doom: The Dark Ages chegará ao mercado em 2025, disponível para PC, Xbox Series S|X (e Game Pass) e PS5. A promessa é de uma experiência ainda mais intensa e imersiva, com tecnologia de ponta e um nível de desafio sem precedentes.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
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