EA cancela jogo do Pantera Negra, fecha estúdio Cliffhanger Games e reorienta estratégia de desenvolvimento
A Electronic Arts (EA) tomou a drástica decisão de cancelar seu aguardado jogo baseado no universo do Pantera Negra e, consequentemente, encerrar as atividades do estúdio responsável por seu desenvolvimento, a Cliffhanger Games. A informação, divulgada inicialmente por uma reportagem do portal IGN, indica que a EA está buscando realocar os funcionários afetados pelo fechamento em outras funções dentro da companhia. Este movimento é parte de uma reestruturação mais ampla que também resultará em demissões adicionais nas equipes mobile e centrais da publicadora.
Os motivos por trás do cancelamento e o destino dos colaboradores
A decisão de descontinuar o projeto do Pantera Negra e fechar a Cliffhanger Games foi comunicada aos funcionários através de um e-mail interno assinado por Laura Miele, presidente da EA Entertainment. Segundo Miele, a medida integra um esforço da EA para “aprimorar nosso foco e concentrar nossa energia criativa nas oportunidades de crescimento mais significativas”. Este cancelamento se soma a uma onda de demissões na empresa, distinta da rodada ocorrida no mês passado, que afetou entre 300 e 400 colaboradores, incluindo cerca de 100 na Respawn Entertainment, estúdio de “Apex Legends”.
A EA expressou a intenção de encontrar novas posições para os membros da Cliffhanger Games em outros projetos, mas o fechamento do estúdio, fundado em 2021, representa um golpe para a equipe que estava em estágios iniciais de desenvolvimento do título do herói da Marvel.
Reorientação estratégica da EA Entertainment e o futuro de suas franquias
No mesmo comunicado, Laura Miele delineou a direção futura da EA Entertainment, uma divisão separada da EA Sports. A estratégia principal será concentrar esforços e investimentos em franquias já estabelecidas e com grande potencial de crescimento. Entre as prioridades listadas estão “Battlefield”, “The Sims”, “Skate” e “Apex Legends”.
Apesar dessa reorientação, Miele confirmou que o desenvolvimento de outros projetos de grande porte continuará. Isso inclui o jogo do Homem de Ferro, que está sob a responsabilidade do estúdio Motive, e o terceiro título da saga “Star Wars: Jedi”, desenvolvido pela Respawn Entertainment. A decisão de cancelar o jogo do Pantera Negra parece, portanto, ser um ajuste específico dentro de uma visão mais ampla para o portfólio da EA Entertainment.
O ambicioso projeto do Pantera Negra e o legado da Cliffhanger Games
A Cliffhanger Games foi estabelecida com uma equipe de veteranos da indústria, liderada por Kevin Stephens. Stephens possuía um histórico de sucesso, tendo chefiado a Monolith, da Warner, durante a criação dos aclamados “Terra-média: Sombras de Mordor” e “Terra-média: Sombras da Guerra”. O time da Cliffhanger era composto por talentos com experiência em franquias de peso como “Halo”, “God of War” e “Call of Duty”.
O jogo do Pantera Negra, que estava sendo desenvolvido em colaboração com a Marvel Games, prometia uma experiência imersiva e focada na narrativa.
No ano passado, Kevin Stephens havia compartilhado a visão para o título: “Queremos que nosso jogo permita que os jogadores sintam como é ser digno do manto do Pantera Negra de maneiras únicas e baseadas na história, e queremos que a Cliffhanger Games capacite todos em nossa equipe enquanto colaboramos para dar vida a este mundo incrível”. Ele também havia ressaltado a importância de construir uma equipe experiente com vozes e perspectivas diversas para um super-herói tão significativo. Na época, o projeto ainda estava em seus estágios iniciais, com um “longo caminho pela frente”.