EA cancelou Pantera Negra por demora de 4 anos em pré-produção, revela fonte

EA cancelou jogo do Pantera Negra e fechou Cliffhanger por lentidão no desenvolvimento. Jogo estava há 4 anos em pré-produção.
Pantera Negra cancelado: Vazam artes e detalhes da história com filho de T'Challa e Skrulls! Pantera Negra cancelado: Vazam artes e detalhes da história com filho de T'Challa e Skrulls!
EA

A notícia do cancelamento do jogo do Pantera Negra pela Electronic Arts e o consequente fechamento da Cliffhanger Studios, revelada no início desta semana, pegou muitos de surpresa, incluindo os próprios funcionários do estúdio. Agora, uma nova reportagem do renomado jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, lança luz sobre os motivos que levaram a EA a tomar uma decisão tão drástica, apontando para uma frustração interna com o lento progresso do ambicioso projeto.

Quatro anos em pré-produção: A frustração da EA com o lento progresso

Segundo fontes de Schreier próximas à situação, o cancelamento foi um verdadeiro “choque” para os colaboradores da Cliffhanger Games. O estúdio estaria, inclusive, contratando ativamente novos talentos, e o jogo do Pantera Negra havia recentemente atingido um novo marco interno de desenvolvimento. Apesar desses sinais aparentemente positivos, a paciência da Electronic Arts teria se esgotado.

O principal motivo da frustração dos executivos da EA, de acordo com a reportagem, era o fato de o jogo “ainda não ter saído da fase de pré-produção após quase quatro anos em desenvolvimento”. O projeto, que teve seu desenvolvimento iniciado em 2021 (embora anunciado publicamente apenas em 2023), não estaria avançando no ritmo esperado pela cúpula da publicadora.

Contratações tardias e um estúdio ainda em formação

A aparente lentidão no desenvolvimento do jogo do Pantera Negra teria uma explicação na própria estruturação da Cliffhanger Studios. A reportagem de Jason Schreier indica que o estúdio só havia começado a “aumentar seu quadro de funcionários” de forma significativa mais recentemente. “Muitos dos funcionários” da Cliffhanger teriam sido contratados apenas no último ano.

Schreier aponta que alguns desses colaboradores estavam na desenvolvedora há poucos meses, ou até mesmo semanas, antes do anúncio do encerramento das atividades. Essa informação sugere que a Cliffhanger ainda estava em um processo de consolidação de sua equipe e de seus processos internos enquanto tentava dar vida a um projeto de grande escala baseado em uma propriedade intelectual tão importante quanto o Pantera Negra.

O silêncio sobre demissões e o futuro da parceria com a Marvel

Até o momento, a Electronic Arts não se pronunciou oficialmente sobre o número exato de demissões ou quantos dos funcionários da Cliffhanger Games serão realocados para outros estúdios dentro da companhia. O portal Insider Gaming tentou contato diversas vezes com o estúdio para obter comentários sobre esses pontos, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Apesar do cancelamento do jogo do Pantera Negra, a EA fez questão de declarar publicamente que sua parceria com a Marvel continua sólida. Em comunicado, a empresa afirmou que ainda há três jogos da Marvel em seus planos de lançamento, incluindo o aguardado título do Homem de Ferro, em desenvolvimento pelo estúdio Motive. “Nossa parceria com a Marvel continua forte e nossa colaboração de longo prazo com vários títulos continua”, assegurou a EA.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor