A versão de Elden Ring para o Nintendo Switch 2 está com sérios problemas de desempenho. A edição, batizada de Tarnished Edition, foi jogável pela primeira vez na Gamescom, na Alemanha. No entanto, jornalistas que testaram a demo relataram quedas severas na taxa de quadros. A performance instável, portanto, gerou grande preocupação na comunidade de fãs.

A FromSoftware ainda planeja lançar o aclamado RPG para o console da Nintendo ainda este ano. Contudo, uma data de lançamento específica não foi anunciada.

“Era como jogar Ocarina of Time”

As primeiras impressões sobre a performance não foram nada animadoras. O jornalista Felix Sanchez, do site Nintendo Life, por exemplo, fez uma comparação brutal. “Era como jogar Ocarina of Time. 20 quadros por segundo, às vezes eram como 15 quadros por segundo”, disse ele.

Sanchez, aliás, reconheceu que o jogo parece “muito bom” graficamente no console. O desempenho, no entanto, é o grande problema. O jogo mira em um teto de 30 fps no modo portátil. Segundo o jornalista, porém, o game raramente consegue atingir essa marca. A Bandai Namco, publicadora do jogo, inclusive, não permitiu a captura de imagens da demo, o que aumentou as suspeitas.

A aposta da FromSoftware no Switch 2

A chegada de Elden Ring ao Switch 2 é um dos lançamentos mais aguardados para o console. O jogo original, lançado em 2022, é um fenômeno cultural e comercial. Ele, por exemplo, já vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. A possibilidade de jogar um título dessa magnitude em um console portátil, portanto, gera enorme expectativa.

A performance instável na demo da Gamescom, contudo, levanta uma grande questão. Será que a FromSoftware conseguirá otimizar o jogo a tempo do lançamento?

O universo expandido de Elden Ring

Enquanto a versão de Switch 2 não chega, o universo de Elden Ring continua em expansão. No início deste ano, por exemplo, o estúdio lançou um spin-off multiplayer focado em ação cooperativa, o (fictício) Elden Ring: Nightreign.

O foco agora, no entanto, está totalmente no desempenho do jogo principal no novo console da Nintendo. Os fãs, por fim, esperam que a FromSoftware use o feedback da Gamescom para polir a experiência. Eles torcem para que a jornada pelas Terras Intermédias no Switch 2 seja tão épica quanto nas outras plataformas.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor