O ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio está enfrentando uma nova e intensa onda de críticas nas redes sociais, com internautas o acusando de hipocrisia. O motivo foi sua recente participação no suntuoso casamento do bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon, com Lauren Sánchez, em Veneza. A polêmica explodiu após o ator, poucos dias depois da festa, fazer uma publicação celebrando a preservação ambiental, um gesto que muitos viram como contraditório ao seu estilo de vida.

O estopim para a revolta foi um post feito por DiCaprio no início desta semana, comemorando a proteção da ilha chilena de Guafo contra a mineração de carvão e outras indústrias destrutivas. A publicação, que normalmente seria elogiada, foi vista como “desconectada da realidade” por ter sido feita logo após o ator participar de um evento marcado pelo luxo e pelo excesso, que teria envolvido o uso de jatos particulares por seus convidados.

“Jatos particulares e iates”: a fúria da internet

Imediatamente, os comentários no Instagram de DiCaprio e em fóruns como o Reddit foram tomados por acusações de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. “Leo é um ótimo ator, mas nunca acreditei naquela bobagem de que ele se importa com o meio ambiente”, escreveu um internauta.

“Porque ele é um hipócrita. Ele quer que acreditemos que ele é ecologicamente consciente para poder pilotar seus jatos particulares e usar seus iates particulares”, acusou outro. A crítica central é que o estilo de vida extravagante do ator contradiz diretamente a mensagem de sustentabilidade que ele prega. “Qualquer pessoa que usa um jato particular e um iate particular para onde quer que vá não se importa com o meio ambiente. Ele quer que limitemos nosso uso para que ele possa continuar com sua extravagância”, pontuou um dos comentários mais críticos.

A sensação de cinismo entre os usuários foi resumida por um desabafo: “A maneira como todo o bem feito por uma pessoa que recicla por um ano é desfeito por um voo de jato particular (dos quais muitos provavelmente foram usados para chegar a esta porcaria) me faz sentir tão cínico e cansado”.

Um histórico de ativismo e contradições

Esta não é a primeira vez que Leonardo DiCaprio, de 50 anos, é cobrado por essa suposta hipocrisia. O ator, que há 20 anos mantém uma fundação dedicada a causas ambientais e usou seu discurso de vitória no Oscar por ‘O Regresso’ (2015) para alertar sobre as mudanças climáticas, frequentemente se vê no centro desse debate. No início do ano, ele também foi criticado por voar em um jato particular para o México enquanto incêndios florestais devastavam a Califórnia.

Em uma entrevista de 2022 ao site ‘Deadline’, o próprio ator reconheceu a urgência da crise climática, afirmando que a humanidade tem “literalmente uma janela de nove anos” para agir. É justamente essa consciência que, para os críticos, torna suas ações ainda mais contraditórias, gerando a percepção de que suas preocupações ambientais não se aplicam ao seu próprio estilo de vida.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor