Fontes sugerem que Microsoft aposta em uma estratégia multiplataforma para seus títulos first-party
A era de exclusividades de longo prazo para os jogos do Xbox pode estar chegando ao fim. De acordo com Jez Corden, editor executivo do Windows Central, a estratégia da Microsoft para seus jogos first-party parece estar mudando radicalmente.
Corden fez as revelações em uma série de postagens no X (antigo Twitter) neste fim de semana, afirmando que a exclusividade total para títulos do Xbox está se tornando uma exceção. “O Xbox não terá exclusividades daqui para frente. Tudo é exclusivo por tempo, no máximo”, escreveu.
Ele também destacou que, embora ainda haja alguns jogos exclusivos, a regra geral será o lançamento multiplataforma. Como exemplo, mencionou o aguardado novo título da série Fable. Segundo Corden, apesar de inicialmente exclusivo para Xbox, o jogo pode chegar ao PlayStation em algum momento devido ao alto custo de produção envolvido.
Mudança de estratégia já em andamento
A nova abordagem da Microsoft não é exatamente uma surpresa. Desde fevereiro deste ano, a empresa tem adotado uma postura mais aberta, anunciando jogos como Pentiment, Hi-Fi Rush, Sea of Thieves e Grounded para plataformas rivais, incluindo PlayStation e Nintendo Switch.
Além disso, títulos futuros como Doom: The Dark Ages e o jogo de Indiana Jones já têm versões confirmadas para o PlayStation 5.
Essa mudança de estratégia foi reforçada por declarações recentes de executivos da Microsoft. Phil Spencer, CEO de jogos da empresa, afirmou que não descarta a possibilidade de títulos originais do Xbox chegarem a outras plataformas. Já Matt Booty, presidente de conteúdo de jogos e estúdios, disse à Variety que a decisão sobre exclusividades será feita “jogo por jogo”.
O impacto para a indústria e os jogadores
A decisão de adotar uma abordagem multiplataforma pode fortalecer a presença da Microsoft no mercado, atingindo um público maior e maximizando os lucros de seus títulos. Contudo, essa estratégia também desafia o conceito tradicional de exclusividade, que há anos tem sido um dos pilares das vendas de consoles.
Para os jogadores, a notícia pode ser vista como positiva, já que elimina barreiras para acessar títulos originalmente restritos ao ecossistema Xbox. Por outro lado, aqueles que esperavam que a exclusividade de jogos justificasse a aquisição de um console Xbox podem repensar sua decisão.