Emma Heming, esposa de Bruce Willis, compartilhou um dos momentos mais íntimos e dolorosos de sua jornada como cuidadora. Em um trecho de seu novo livro, “The Unexpected Journey” (‘Uma Jornada Inesperada’), ela revelou como foi a conversa em que precisou explicar para as duas filhas pequenas do casal, Mabel, de 13 anos, e Evelyn, de 11, por que o pai delas passaria a morar em uma casa separada para facilitar os cuidados com sua demência frontotemporal (DFT).
O relato, publicado pelo site TooFab, mostra a sensibilidade da modelo ao abordar um assunto tão delicado com as crianças, ao mesmo tempo em que expõe sua própria dor como esposa.
Uma conversa ‘dolorosa’ com as filhas
No livro, Emma descreve como iniciou a difícil conversa. “‘Chegamos em um ponto em que os cuidados que a doença do papai requer estão mudando. Tudo precisa ser construído para as necessidades dele'”, disse ela às meninas.
Ela fez questão de explicar que a mudança também seria benéfica para a rotina delas, garantindo que o pai gostaria que elas mantivessem uma vida normal. “Papai iria querer que vocês tivessem momentos para brincar com amigos, festas do pijama, e mais liberdade do que vocês teriam com ele aqui. Isso o deixaria muito feliz”, contou Emma, assegurando que elas poderiam visitar e ficar na nova casa do pai sempre que quisessem.
‘Não faz parte do futuro que planejamos juntos’
Apesar de ter abordado o assunto de forma cuidadosa com as filhas, que segundo ela “entenderam” a situação, a modelo admitiu que a experiência foi extremamente dolorosa para ela. Emma refletiu sobre como a realidade imposta pela doença destruiu os planos que eles tinham como casal.
“Afinal, esse é o meu marido, e viver em casas separadas não faz parte do futuro que planejamos juntos. Não dá para imaginar coisas assim”, desabafou na obra.
A jornada da família com a demência
A decisão de mudar Bruce Willis para uma propriedade próxima já havia sido revelada por Emma no final de agosto, em uma entrevista na TV. Na ocasião, ela defendeu que a medida visava garantir que o ator recebesse cuidados 24 horas por dia, sem que isso prejudicasse a rotina e o desenvolvimento de suas filhas.
A jornada da família tem sido compartilhada com o público desde março de 2022, quando o astro foi diagnosticado com afasia e anunciou sua aposentadoria do cinema. Em fevereiro de 2023, a família atualizou o diagnóstico para demência frontotemporal, uma doença degenerativa que afeta principalmente a comunicação e o comportamento. Bruce Willis também é pai de três filhas adultas, Rumer, Scout e Tallulah, de seu casamento com a atriz Demi Moore.