Com o lançamento de Ghost of Yotei se aproximando, uma pergunta paira no ar: o que realmente conecta os jogos da série “Ghost”, já que a nova história se passa centenas de anos após os eventos de Ghost of Tsushima e com um elenco totalmente novo? O chefe do estúdio Sucker Punch, Brian Fleming, finalmente deu a resposta. Em uma nova entrevista, ele revelou a essência surpreendentemente simples que define a franquia: será sempre uma aventura de mundo aberto sobre “alguém empunhando uma katana” no Japão.
A declaração do executivo estabelece os pilares da saga e tranquiliza os fãs, garantindo que, não importa para qual período histórico a série viaje, suas raízes culturais e temáticas permanecerão as mesmas.
‘Alguém empunhando uma katana’ e a beleza do Japão
Em uma mesa redonda com a imprensa durante a Tokyo Game Show, o chefe do estúdio, Brian Fleming, foi direto ao ser questionado sobre o que torna um jogo “Ghost” um jogo “Ghost”. “Acreditamos que o núcleo de Ghost é alguém empunhando uma katana, isso faz parte da essência”, afirmou.
No entanto, ele rapidamente acrescentou a segunda regra de ouro da franquia: o cenário. “Não conseguimos imaginar um jogo Ghost ambientado, digamos, na Europa feudal. Isso não faz sentido”, explicou Fleming. “Para nós, a beleza natural do Japão faz parte da essência de um jogo da franquia Ghost. É assim que vemos.”
Liberdade para explorar diferentes épocas e cenários
Dentro dessa essência, no entanto, Fleming explica que há muita liberdade criativa. O estúdio “pode mudar períodos de tempo” e “pode explorar cenários diferentes”, desde que o núcleo da “aventura com katana em mundo aberto” e o cenário japonês sejam mantidos. Ele mencionou que existem “alguns limites que provavelmente não cruzaremos”, mas não especificou quais seriam, deixando o futuro da franquia em aberto para novas histórias.
Essa filosofia já foi colocada em prática em Ghost of Yotei, que salta centenas de anos no futuro em relação a Ghost of Tsushima, apresentando uma nova protagonista, Atsu, em uma jornada de vingança.
A contagem regressiva para ‘Ghost of Yotei’
A filosofia do estúdio está prestes a ser vista em ação novamente. A sequência de Ghost of Tsushima (2020), um dos maiores sucessos da era do PlayStation 4, chega ao PS5 na próxima quinta-feira, 2 de outubro. O jogo já foi aclamado pela crítica antes mesmo do lançamento, ostentando uma sólida nota 87 no Metacritic e prometendo ser mais uma viagem inesquecível pelo Japão histórico.