Estúdio de Wolfenstein confirma que a saga foi planejada como uma trilogia Estúdio de Wolfenstein confirma que a saga foi planejada como uma trilogia
Bethesda

Estúdio de Wolfenstein confirma que a saga foi planejada como uma trilogia

A MachineGames, estúdio sueco responsável pelo aclamado reboot da franquia Wolfenstein, ainda não terminou a história de B.J. Blazkowicz. O chefe do estúdio, Jerk Gustafsson, confirmou em um novo documentário que a saga moderna do herói foi sempre planejada como uma trilogia, dando aos fãs a mais forte esperança até agora de que um terceiro jogo principal está nos planos da empresa.

A declaração surge após o recente desenvolvimento do estúdio no jogo Indiana Jones and the Great Circle, que havia deixado o futuro de Wolfenstein em aberto. Agora, parece que a intenção de retornar à luta contra os nazistas continua viva.

‘Sempre vimos isso como uma trilogia’

Em um novo documentário da série Noclip, que explora a história da MachineGames, o cofundador Jerk Gustafsson foi claro sobre a visão original para a franquia. Ele revelou que o arco do protagonista, B.J. Blazkowicz, foi mapeado para três jogos desde o início do desenvolvimento de Wolfenstein: The New Order.

“Acho que é importante dizer, porque sempre vimos isso como uma trilogia”, afirmou Gustafsson. “Ainda tínhamos o plano para pelo menos aquele personagem. O que vai acontecer no segundo, o que vai acontecer no terceiro.” Ele concluiu com uma mensagem direta para os fãs: “Pelo menos eu espero, que não terminamos com Wolfenstein ainda. Temos uma história para contar.”

A jornada de B.J. Blazkowicz

Gustafsson detalhou como a jornada do protagonista foi pensada para se desenrolar ao longo de três jogos. O primeiro, The New Order, foi uma jornada pessoal de B.J. descobrindo a vitória nazista, mas também encontrando o amor. Já o segundo, The New Colossus, expandiu o escopo para a resistência e a formação de uma nova “família”, enquanto ele se preparava para criar a sua própria. O terceiro jogo, portanto, serviria para dar um desfecho a esse arco narrativo.

O futuro após o controverso ‘Youngblood’

A declaração do chefe do estúdio é um alento para os fãs, que não recebem um novo jogo principal da saga desde Wolfenstein II: The New Colossus (2017). O último grande lançamento da franquia foi o spin-off cooperativo Wolfenstein: Youngblood (2019), que foi co-desenvolvido com a Arkane Lyon e teve uma recepção crítica mista. A incerteza deixada pelo spin-off e o foco do estúdio em Indiana Jones vinham gerando dúvidas sobre a continuação da história principal, que agora parecem ter sido, ao menos em intenção, dissipadas.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor