O aguardado jogo de ação “MindsEye”, primeiro grande projeto do estúdio Build a Rocket Boy, teve um lançamento marcado por uma avalanche de problemas técnicos, bugs e críticas negativas, levando a desenvolvedora a se declarar “de coração partido” e a PlayStation a, supostamente, emitir reembolsos para jogadores insatisfeitos.

Um lançamento inundado por problemas

Lançado nesta semana, “MindsEye” rapidamente se tornou viral pelos motivos errados. A internet foi inundada por vídeos de gameplay mostrando o jogo de ação para um jogador quebrando de formas inesperadas, com glitches bizarros, quedas drásticas de performance e comportamento errático da inteligência artificial.

A recepção na plataforma Steam reflete a frustração dos jogadores: no momento da publicação desta matéria, as avaliações de usuários eram cerca de 60% negativas. O estúdio, fundado por Leslie Benzies, ex-presidente da Rockstar North e um dos produtores-chave da franquia “Grand Theft Auto”, optou por não fornecer cópias de análise para a imprensa antes do lançamento.

A situação se tornou tão crítica que, na quarta-feira, 11 de junho, surgiram relatos de que a PlayStation estaria oferecendo reembolsos para os jogadores que compraram o título na PS Store, um acontecimento raro que remete ao lançamento igualmente conturbado de “Cyberpunk 2077” em 2020, que na época chegou a ser removido da loja.

A resposta da Build a Rocket Boy: “vazamento de memória”

Nesta quinta-feira, 12, a Build a Rocket Boy, sediada em Edimburgo, na Escócia, publicou um comunicado oficial para abordar a situação. “Estamos desolados por nem todos os jogadores terem conseguido experimentar o jogo como pretendíamos”, escreveu o estúdio. “Nossa prioridade é otimizar o desempenho e a estabilidade para que todos os jogadores, em todos os dispositivos, possam desfrutar de uma experiência de alta qualidade.”

A equipe afirmou ter trabalhado “incansavelmente” e identificado a origem da maioria dos problemas. “Agora identificamos que a grande maioria dos travamentos foi causada por vazamento de memória. Isso afetou aproximadamente 1 em cada 10 jogadores”, explicou a desenvolvedora.

Uma correção para este e outros problemas já foi desenvolvida e o estúdio trabalha para implementá-la “já amanhã” (sexta-feira, 13) no PC e, assim que for certificada, nos consoles PlayStation e Xbox. “Estamos totalmente comprometidos em garantir que todos os nossos jogadores tenham uma ótima experiência e continuaremos a fornecer atualizações frequentes e transparentes”, concluiu a nota.

O desafio de recuperar a confiança

“MindsEye” foi anunciado como uma experiência de ação de alto calibre, parte de um projeto maior e mais ambicioso da Build a Rocket Boy chamado “Everywhere”, uma plataforma que visa integrar diferentes experiências de jogo. A expectativa era altíssima, dado o pedigree de seu fundador.

O lançamento desastroso, no entanto, coloca um enorme desafio para o novo estúdio. A comunicação transparente e a promessa de uma correção rápida são os primeiros passos corretos. Agora, a Build a Rocket Boy enfrenta a difícil tarefa de não apenas consertar seu jogo, mas também de reconstruir a confiança de uma comunidade de jogadores que se sentiu profundamente decepcionada com a estreia problemática de um dos títulos mais aguardados do ano.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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