Boas notícias para os jogadores que temem pelo futuro do preço dos games. Um novo e aprofundado estudo de mercado da MIDiA Research concluiu que, se a Rockstar Games lançasse o aguardadíssimo Grand Theft Auto 6 pelo preço de US$ 100, a empresa na verdade arrecadaria menos dinheiro do que se o vendesse pelo preço padrão atual de US$ 69,99.
A pesquisa serve como um balde de água fria nas especulações de que o jogo mais esperado da década quebraria a barreira dos cem dólares, e funciona como um alerta para a indústria de que aumentos de preço excessivos podem ser prejudiciais para os negócios.
‘Um preço de US$ 100 na verdade deixaria dinheiro na mesa’
Segundo Perry Gresham, chefe de dados da MIDiA Research e coautor do relatório, a lógica é simples: o lucro extra obtido com os “superfãs” que pagariam qualquer preço não compensaria a perda massiva de vendas do público geral, que seria afastado pelo valor exorbitante.
“Nossa pesquisa sugere que GTA 6 gerará mais receita a um preço padrão de US$ 69,99 do que os tão discutidos US$ 100″, afirma Gresham. “Um preço de US$ 100 na verdade deixaria dinheiro na mesa. (…) Preços acima do ideal podem resultar em perda de vendas unitárias e de receita.”
O que os fãs estão dispostos a pagar?
O estudo, que ouviu mais de 2.000 consumidores nos EUA, usou a análise de preços Gabor-Granger para medir a intenção de compra em diferentes valores. Os resultados foram claros:
- Com o preço de US$ 49,99, 79% dos jogadores interessados “definitivamente” ou “provavelmente” comprariam o jogo.
- Com o preço de US$ 149,99, esse número despenca para apenas 16%.
A pesquisa projeta que, ao preço “ideal” de US$ 69,99, o jogo poderia ser comprado por 8,6% de todos os adultos nos EUA, o que representaria cerca de 22,9 milhões de cópias vendidas só no país, gerando uma receita de US$ 1,6 bilhão.
Um alerta para a indústria de games
A conclusão do estudo serve como um recado para toda a indústria, que tem flertado com aumentos de preço nos últimos anos. “Nossas descobertas devem servir de alerta para desenvolvedores de jogos que buscam aumentar os preços dos jogos no futuro”, conclui o analista Brandon Sutton, coautor do estudo.
Enquanto a Rockstar não anuncia o preço oficial de GTA 6, que tem lançamento previsto para 2026, a pesquisa da MIDiA oferece um argumento forte e baseado em dados de que o padrão de US$ 70 ainda é o caminho mais lucrativo, mesmo para o maior lançamento da história.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br