Desenvolvimento de Starfield quase incluiu violência gráfica semelhante a Fallout 4
Em entrevista ao podcast Kiwi Talkz, Dennis Mejillones, ex-artista sênior da Bethesda, revelou que Starfield inicialmente contaria com níveis elevados de violência gráfica, similares aos vistos em Fallout 4. Elementos como decapitações e mutilações detalhadas foram cogitados para o jogo, mas acabaram sendo descartados devido a desafios técnicos e uma mudança no tom pretendido para o universo do título.
Segundo Mejillones, uma das principais dificuldades enfrentadas pela equipe foi a complexidade técnica de implementar essas animações em trajes espaciais detalhados. “Há muitas implicações técnicas com os diferentes trajes. Se você precisa cortar o capacete de uma forma específica, ele deve se soltar corretamente, e ainda há a necessidade de criar detalhes como as ‘tampas de carne’ para as partes expostas”, explicou o ex-artista durante a entrevista.
Problemas técnicos e foco temático influenciaram a decisão
Além das dificuldades técnicas com as armaduras espaciais, Mejillones destacou que o sistema de personalização de personagens em Starfield evoluiu bastante ao longo do desenvolvimento. Esse sistema permite aos jogadores ajustarem vários detalhes do corpo, o que tornava ainda mais desafiador criar animações de violência gráfica que fossem compatíveis com todas as variações possíveis.
A decisão de não incluir esses elementos também foi influenciada pelo tom mais realista e discreto adotado pela Bethesda para Starfield. Ao contrário de Fallout 4, que utiliza a violência como parte de seu humor exagerado e característico, inspirado em obras como Fist of the North Star, Starfield foi desenvolvido com inspirações em produções de ficção científica como The Expanse e Star Trek.
“O tom de Starfield era mais discreto e realista. Coisas como mutilação gráfica não se encaixariam tematicamente com o universo que estávamos construindo”, afirmou Mejillones.
Comparação com Fallout 4 e a escolha por um tom mais sóbrio
Enquanto a violência gráfica desempenha um papel fundamental no universo de Fallout, ajudando a construir uma atmosfera de humor negro e exagero, a Bethesda optou por um caminho diferente em Starfield. O foco foi criar um mundo mais realista e sério, onde o excesso de sangue e caos não se encaixariam no tom geral do jogo.
Além disso, a escolha por um estilo mais sóbrio também reflete a intenção da Bethesda de criar uma experiência mais imersiva e compatível com o gênero de ficção científica. Inspirado em obras que priorizam o realismo e a exploração espacial, como The Expanse, Starfield busca proporcionar uma visão mais séria e plausível do futuro.
Lançamento e recepção de Starfield
Starfield, lançado em setembro de 2023, rapidamente se tornou um dos maiores sucessos da Bethesda, sendo amplamente elogiado pela sua imersão, riqueza de detalhes e vasto universo explorável. Embora a decisão de não incluir violência gráfica tenha sido uma mudança significativa em relação a títulos anteriores da desenvolvedora, ela contribuiu para estabelecer a identidade única do jogo dentro do portfólio da empresa.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
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