Peter Moore, ex-vice-presidente corporativo da divisão Xbox na Microsoft, revelou que tanto ele quanto a empresa incentivaram ativamente as chamadas “guerras de consoles” entre Xbox, PlayStation e Nintendo no passado. Durante uma entrevista ao canal de Danny Peña no YouTube, Moore afirmou que acreditava que essa rivalidade era “saudável para a indústria”, pois alimentava a competitividade e engajava os jogadores.
O passado das guerras de consoles
Moore esteve na Microsoft entre 2003 e 2007, período que marcou a ascensão do Xbox 360 contra o PlayStation 2, PlayStation 3 e o Nintendo GameCube. Na época, a empresa não hesitava em provocar seus concorrentes para conquistar uma fatia maior do mercado. Segundo ele, essa rivalidade ajudou a impulsionar a indústria como um todo:
“Nós incentivamos a batalha, porque acho que os jogadores adoravam ver Xbox versus PlayStation, talvez Nintendo também. Acho que isso foi uma maré crescente que levantou todos os navios.”
O cenário mudou
Hoje, com a estratégia multiplataforma da Microsoft — que verá jogos como Forza Horizon 5 chegando ao PlayStation 5 e Indiana Jones and the Great Circle também saindo para outras plataformas —, Moore reconhece que a competição se transformou. Ele destacou a aquisição da Activision Blizzard como um fator-chave nessa mudança, tornando o Xbox uma força mais voltada para serviços e ecossistemas do que para simples vendas de hardware.
“Estes não são os velhos tempos das guerras de consoles, socando uns aos outros, tentando roubar clientes, obter participação de mercado e construir sua taxa de adesão. Isso é maior do que isso em um sentido econômico.”
Apesar de reconhecer a necessidade de evolução, Moore admite que sente falta da “agressividade” da indústria nos velhos tempos. Ainda que as rivalidades entre consoles persistam entre os fãs, elas não são mais tão intensas como antes, à medida que as empresas adotam abordagens mais abertas e colaborativas.
O fim das guerras de consoles?
Embora a mentalidade da Microsoft tenha mudado, os debates acalorados entre jogadores sobre qual plataforma é superior continuam. No entanto, com cada vez mais títulos sendo lançados de forma multiplataforma, a ideia de exclusividade de consoles pode estar se tornando um conceito ultrapassado.