A estilista e ativista italiana Livia Giuggioli Firth fez um protesto dramático e contundente contra a Família Real Britânica. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, a ex-esposa do ator Colin Firth rasgou o diploma que a nomeava Membro da Ordem do Império Britânico (MBE), uma das mais altas honrarias do Reino Unido. A atitude foi um repúdio à recepção oferecida pelo Rei Charles III ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Windsor, há alguns dias.

No desabafo, ela classificou a recepção a Trump como uma “exibição assustadora e covarde de apaziguamento” e anunciou que está devolvendo a medalha que recebeu em 2019 por suas contribuições para a moda sustentável.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Livia Giuggioli (@liviafirth)

‘Uma exibição assustadora e covarde’

Em uma longa e contundente legenda, a ativista explicou que não consegue “conciliar” a forma como Trump, a quem ela se referiu como uma “horrível tentativa de ser humano” com “retórica venenosa”, foi “apaziguado e honrado” pela realeza.

“A exibição da semana passada não me mostrou nada daqueles valores que eu pensei que o Rei Charles defendesse”, escreveu Livia. “Pelo contrário, foi uma exibição assustadora e covarde de apaziguamento de alguém que defende a destruição do mundo natural e das pessoas mais vulneráveis do planeta. Como não consigo reconciliar essas duas posições, rasguei minha honraria e estou devolvendo-a ao remetente.”

A honra que ela aceitou por respeito ao Rei Charles

A decisão de Livia Firth de devolver a honraria é ainda mais forte quando se considera o motivo pelo qual ela a aceitou em 2019. Na época, ela afirmou que, apesar de se opor ao “Império Britânico e aos vestígios desse sistema tóxico”, aceitou a medalha em nome dos ativistas que a apoiam e por seu “grande respeito pelo Rei Charles”, que na época era o Príncipe de Gales, e sua luta pelas causas sociais e ambientais. Agora, ela sente que esses valores foram traídos.

A ex-esposa do ‘Rei’ do cinema

A ativista de 56 anos é uma figura conhecida do público, em grande parte por seu casamento de 22 anos com o astro do cinema britânico Colin Firth, com quem tem dois filhos. A ironia do protesto não passou despercebida: o ex-marido dela, de quem se divorciou em 2021, ganhou o Oscar de Melhor Ator em 2011 por interpretar o Rei George VI, avô do Rei Charles III, no aclamado filme O Discurso do Rei (2010). A atitude de Livia é um gesto de rompimento não apenas com a honraria, mas com a instituição que um dia foi retratada de forma tão nobre por seu ex-parceiro.

Mostrar menosContinuar lendo