Games

Ex-dev da Bethesda revela que saiu após perder cargo de líder em The Elder Scrolls 6 após 11 anos de espera

Kurt Kuhlmann, co-criador de Skyrim, diz que Todd Howard prometeu a liderança de TES 6, mas recuou após 11 anos de espera.

Matheus Fragata
Matheus Fragata Redação
2 min de leitura
Publicidade

Os bastidores do desenvolvimento do aguardado The Elder Scrolls 6 ganharam um capítulo polêmico. Kurt Kuhlmann, ex-loremaster da franquia e veterano com mais de 20 anos de casa, revelou em entrevista ao PC Gamer que sua saída da Bethesda em 2023 foi motivada por uma promessa não cumprida.

Segundo Kuhlmann, que atuou como co-líder em Skyrim, o diretor Todd Howard havia prometido verbalmente a ele o cargo de designer-chefe de The Elder Scrolls 6. A promessa teria sido feita originalmente com a expectativa de que o jogo começasse a ser produzido logo após Fallout 4 (2015).

“Do meu ponto de vista, esperei uns 11 anos para ser o líder de TES 6”, desabafou Kuhlmann. A espera se alongou porque o estúdio priorizou outros projetos massivos, como Fallout 76 e Starfield. Quando finalmente chegou a hora, a liderança decidiu não lhe dar o cargo.

Publicidade

“Não é o que eu queria”

Kuhlmann relembrou a conversa difícil com a chefia. Embora Todd Howard tenha oferecido a ele um “papel importante no projeto”, isso não foi suficiente para o veterano, que se via como o sucessor natural após o sucesso de Skyrim.

“Eu era obviamente um dos veteranos lá… Bruce [Nesmith] e eu fomos co-líderes em Skyrim. Acho que a maioria das pessoas chamaria isso de um projeto de sucesso, então achei que não era irracional pensar que eu poderia ser um líder de sucesso em TES 6”, explicou.

Publicidade

Além da frustração profissional, Kuhlmann citou a insatisfação com a mudança de cultura no estúdio, que cresceu exponencialmente em tamanho, como outro fator para sua demissão. A Bethesda se recusou a comentar as alegações.

Publicidade

Como seria o TES 6 de Kuhlmann?

O ex-desenvolvedor também compartilhou sua visão descartada para a sequência. Se tivesse assumido a liderança, Kuhlmann planejava um enredo com um tom similar a O Império Contra-Ataca:

  • Vitória dos Vilões: Os Thalmor (supremacistas élficos) terminariam o jogo vencendo e controlando Tamriel.
  • Gancho para TES 7: O final sombrio prepararia o terreno para uma sequência direta.

No entanto, ele mesmo admite que essa ideia talvez fosse inviável hoje, dado que os ciclos de desenvolvimento de jogos modernos são tão longos que um cliffhanger (final em aberto) deixaria os fãs esperando por décadas.

Publicidade

Enquanto isso, The Elder Scrolls 6 segue em produção. Todd Howard afirmou recentemente que o desenvolvimento está “progredindo muito bem”, mas nada foi mostrado desde o teaser de 2018.

Compartilhar: Twitter Facebook WhatsApp