Ex-executivo da Sony responde críticas sobre protagonista feminina em Ghost of Yotei
A Sucker Punch revelou detalhes de “Ghost of Yotei”, sequência do aclamado “Ghost of Tsushima”, e a decisão de contar uma nova história com uma protagonista feminina gerou reações polêmicas nas redes sociais. O ex-executivo da Sony, Shawn Layden, entrou na discussão e respondeu às críticas com uma postura firme, reforçando a liberdade criativa do estúdio.
Shawn Layden defende a visão criativa da Sucker Punch
O novo jogo, exclusivo para PS5, se passa cerca de 300 anos após a história de Jin Sakai e apresenta Atsu como a nova protagonista. Em comunicado publicado no PS Blog, a Sucker Punch explicou: “Para criar algo novo, mas familiar, olhamos além da história de Jin Sakai e da ilha de Tsushima e mudamos nosso foco para a ideia do Fantasma. Na Sucker Punch, amamos histórias de origem e queríamos explorar o que poderia significar ter um novo herói usando uma máscara de Ghost e descobrindo uma nova lenda. Isso nos levou a Ghost of Yotei: um novo protagonista, uma nova história para se desenrolar e uma nova região do Japão para explorar.”
Apesar de muitos fãs terem recebido a notícia com entusiasmo, houve quem criticasse a decisão de introduzir uma protagonista feminina. Comentários negativos surgiram em fóruns e redes sociais, com alguns reclamando sobre a mudança de foco na série. Em resposta a essas reações, Shawn Layden se manifestou de forma contundente: “É um jogo. Um entretenimento. Uma história em que uma equipe de criadores acredita. Eles querem fazer isso. Se você não gosta, não compre. Na verdade, por que não fazer o jogo que você quer você mesmo?”
Expectativas para Ghost of Yotei
O apoio de Layden e a visão criativa da Sucker Punch destacam a importância de permitir que os desenvolvedores explorem novas narrativas e personagens. A sequência busca expandir os temas apresentados em “Ghost of Tsushima” e promete oferecer uma experiência inovadora aos jogadores.
No geral, a recepção a “Ghost of Yotei” tem sido bastante positiva, com a maioria dos fãs ansiosos para conhecer a história de Atsu e descobrir como a Sucker Punch pretende desenvolver a franquia. O jogo, que tem lançamento previsto para 2025, deve manter os elementos que tornaram seu antecessor um sucesso, ao mesmo tempo em que traz uma nova perspectiva e protagonista à série.