Ex-designer da Bethesda acredita que Starfield 2 tem potencial para superar o primeiro jogo
Bruce Nesmith, veterano ex-designer da Bethesda, que trabalhou em sucessos como Skyrim, afirmou recentemente que uma possível sequência de Starfield poderá trazer melhorias significativas em relação ao primeiro jogo. Em entrevista ao VideoGamer, Nesmith destacou que o desenvolvedor tem a oportunidade de aperfeiçoar o título, comparando o possível desenvolvimento de Starfield 2 a sequências como Mass Effect 2 e Assassin’s Creed 2, que corrigiram problemas e aperfeiçoaram as fórmulas de seus predecessores.
“Acho que será um baita jogo”, disse Nesmith ao refletir sobre as possibilidades de uma continuação para Starfield. Segundo ele, a Bethesda poderia abordar diversos pontos levantados pelos jogadores, aprimorando mecânicas e funcionalidades. “Será capaz de pegar o que está lá agora e colocar muitas coisas novas, além de consertar muitos dos problemas atuais”, afirmou Nesmith.
Evolução baseada em experiências anteriores
O designer ressaltou que a evolução contínua foi fundamental no desenvolvimento de jogos icônicos da Bethesda, como Skyrim, que se baseou em aprendizados de títulos anteriores, como Oblivion e Morrowind. Com essa experiência acumulada, cada jogo passou a incorporar melhorias e novos elementos, facilitando o desenvolvimento e tornando-o mais eficiente.
Para Nesmith, esse tipo de experiência se reflete na diferença entre criar um jogo a partir do zero e trabalhar em uma sequência que aproveita estruturas já desenvolvidas. Segundo ele, ao construir Skyrim, a Bethesda não precisou começar do zero, o que teria levado dois ou três anos adicionais de desenvolvimento. Nesse contexto, Starfield 2 também poderia se beneficiar das fundações estabelecidas pelo primeiro título.
A visão de Todd Howard sobre o tamanho dos jogos da Bethesda
Em uma declaração recente, Todd Howard, diretor de Starfield, comentou sobre a grandiosidade dos jogos da Bethesda, afirmando que são “irresponsavelmente grandes”. Ele mencionou que parte desse tamanho vem da decisão de preservar ao máximo o conteúdo criado. “Meu trabalho nos jogos é semelhante ao de um diretor de cinema”, disse Howard, enfatizando a complexidade de reunir arte, cinematografia e tecnologia para criar mundos amplos e imersivos.
Howard também destacou o papel dos designers de missões e níveis na criação desses mundos expansivos, um processo que, segundo ele, envolve o talento de uma equipe ampla e a coordenação de várias partes para dar vida ao universo dos jogos.
Assim, enquanto Starfield já impressiona pela escala e imersão, a expectativa para uma possível sequência é de um título que aprimore ainda mais a experiência original, atendendo melhor às expectativas dos fãs e incorporando novas funcionalidades.