Ex-funcionário da Rockstar confirma: GTA 6 está em desenvolvimento desde 2018

Ex-artista da Rockstar revela que GTA 6 está em desenvolvimento desde 2018, logo após o fim de Red Dead Redemption 2.
Take-Two explica por que GTA 6 ainda não tem data de lançamento oficial Take-Two explica por que GTA 6 ainda não tem data de lançamento oficial
Rockstar

Após anos de especulações, teorias e vazamentos, agora temos uma confirmação sólida sobre o extenso ciclo de desenvolvimento de Grand Theft Auto VI. Segundo David O’Reilly, ex-artista de ambientes 3D da Rockstar North, o aguardado título está em produção desde, no mínimo, 2018 — ou seja, há mais de sete anos.

O’Reilly, que trabalhou anteriormente em Red Dead Redemption 2, compartilhou essa informação em um vídeo recente no qual reage a novas capturas de tela de GTA 6. No início da gravação, ele revelou que integrou a equipe de desenvolvimento logo após concluir os trabalhos em RDR2, permanecendo envolvido com o novo projeto até 2023. “Trabalhei em GTA 6 de 2018 a 2023. Comecei a trabalhar nele depois que concluímos o Red Dead Redemption 2. É fascinante dar uma olhada em tudo isso”, afirmou o artista.

Sete anos de trabalho (e contando)

A revelação confirma que GTA 6 está em desenvolvimento há aproximadamente sete anos — e será oito se o jogo for mesmo lançado em 2025, conforme previsto. Esse dado preenche uma lacuna importante no cronograma da Rockstar, que até então só havia confirmado oficialmente o desenvolvimento em 2022, por meio de uma publicação discreta sobre o futuro de GTA Online.

Desenvolvimento longo, mas esperado

Embora o tempo pareça longo, não é uma surpresa para quem acompanha o ritmo de produção da Rockstar. Títulos como GTA V e Red Dead Redemption 2 também passaram por ciclos de desenvolvimento extensos, focando em qualidade, escala e inovação técnica. Nesse período, a franquia viu uma explosão de popularidade contínua, o que aumentou ainda mais as expectativas para o novo título.

A comunidade, que já vinha debatendo o desenvolvimento com fervor nas redes sociais, agora tem mais uma peça para montar o quebra-cabeça. Perfis como @videotechuk_ no X (antigo Twitter), especializados em tudo relacionado à Rockstar, ajudaram a divulgar a fala de O’Reilly e conectar os pontos da produção.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor