Quase 30 anos após o divórcio, o ex-jogador de beisebol David Justice, de 59 anos, resolveu falar sobre seu casamento com a atriz Halle Berry e gerou uma forte polêmica nas redes sociais. Em uma entrevista recente, o ex-atleta revelou que, na época, duvidava que a vencedora do Oscar fosse a mulher certa para ele por motivos que, hoje, foram considerados machistas e antiquados: ela “não cozinhava” e “não parecia muito maternal”.
A declaração foi feita durante uma participação no podcast All the Smoke. Justice e Berry foram casados de 1993 a 1997, no auge da ascensão da atriz em Hollywood.
A esposa que “não cozinha, não limpa”
Na conversa, David Justice admitiu que sua visão sobre relacionamentos na época era limitada e baseada no exemplo de sua mãe. “Na minha cabeça, eu pensava que uma esposa, naquela época, deveria cozinhar, limpar, ser tradicional, sabe?”, confessou.
Ele então aplicou essa visão à sua relação com a estrela de cinema. “Eu comecei a pensar: ‘OK, se tivermos filhos, é com essa mulher que quero ter filhos e construir uma família?’”, relembrou. “Naquele momento, como um cara jovem… Ela não cozinha, não limpa, não parece muito maternal, e aí começamos a ter problemas.”
O ex-atleta também revelou que foi a própria Halle Berry quem o pediu em casamento e que ele aceitou meio na pressão. “Eu disse OK, porque não consegui dizer ‘não’. Quem iria dizer ‘não’ naquela época?”, questionou.
A fúria dos internautas
As declarações de Justice, vistas como uma exposição desnecessária de um relacionamento de décadas atrás, geraram uma avalanche de críticas na internet. “E POR QUE ele está falando sobre isso um milhão de anos depois, enquanto está sentado ali com uma aliança de casamento?”, questionou uma usuária do X (antigo Twitter).
Muitos saíram em defesa de Halle Berry. “Ele não pode contratar alguém para cozinhar e limpar o lugar? Ele é um bebê indefeso?”, ironizou outro. “Halle já era uma estrela de cinema na época e você falando que não cozinhava nem limpava. Contrate uma governanta! Por que as mulheres têm que desistir de suas carreiras o tempo todo?”, escreveu uma terceira internauta.
Vidas que seguiram em frente
A polêmica é ainda maior porque ambos seguiram suas vidas há muito tempo. David Justice é casado desde 2001 com Rebecca Villalobos, com quem tem três filhos. Halle Berry, por sua vez, está em um relacionamento com o músico Van Hunt desde 2020 e tem dois filhos de relações anteriores. A fala do ex-jogador foi vista como um comentário anacrônico e desrespeitoso, que expõe uma mentalidade machista do passado.