Ex-produtor de Dragon Age justifica demora de décadas entre sequências

Na posição de ex-produtor executivo de Dragon Age, Darrah destaca que a demora não é exclusiva de sua antiga franquia.
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Ex-produtor de Dragon Age explica longas esperas por sequências de grandes franquias

Mark Darrah, ex-produtor executivo da franquia Dragon Age, detalhou em seu podcast pessoal os motivos pelos quais os jogadores esperam tanto por novas sequências de grandes franquias de jogos, como GTA VI da Rockstar e outros títulos da BioWare. Segundo Darrah, a explicação é principalmente comercial.

Os grandes estúdios têm razões específicas para demorar tanto na produção de novos títulos. Uma delas é que eles observam o mercado e decidem priorizar o impacto máximo em vez de lançar projetos rapidamente. Essa estratégia é vista claramente na produção de jogos AAA, onde as empresas preferem lançar títulos em intervalos maiores para garantir um fenômeno cultural, como no caso da série GTA.

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Darrah menciona que a Rockstar Games adota essa abordagem, lançando um novo GTA a cada década ou mais, visando um impacto cultural significativo. Esse intervalo prolongado entre os lançamentos não apenas mantém a franquia relevante, mas também gera um grande burburinho e expectativa, resultando em vendas massivas quando o jogo finalmente é lançado.

A espera tem respostas

Na posição de ex-produtor executivo de Dragon Age, Darrah destaca que a demora não é exclusiva de sua antiga franquia. Títulos como GTA e The Elder Scrolls também utilizam essa estratégia para aumentar as expectativas e garantir grandes vendas. Ele explica que a espera prolongada cria um senso de antecipação e desejo entre os jogadores, o que pode ser altamente lucrativo para as empresas.

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Contudo, Darrah ressalta que essa não é a única razão para a demora nos grandes lançamentos. Ele aponta que jogos indies e “AA”, que são produzidos em um período de tempo menor, podem influenciar a indústria e forçar os grandes estúdios a reconsiderarem suas estratégias. Quando um jogo “AA” se torna um divisor de águas, ele pode alterar a percepção do mercado e levar a mudanças no planejamento interno dos jogos AAA, resultando em novos adiamentos para ajustar o desenvolvimento aos novos padrões estabelecidos.

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Portanto, a demora na produção de grandes títulos não é apenas uma questão de esperar pelo momento certo para um impacto maior, mas também de adaptação às mudanças e inovações que surgem no mercado de jogos. Essa combinação de fatores comerciais e de mercado influencia significativamente o tempo de desenvolvimento de grandes franquias, mantendo os jogadores na expectativa por novos lançamentos que prometem ser grandiosos.

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Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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