Exclusividade de GTA no PlayStation 2: Sony revela estratégia contra Xbox nos anos 2000

Sony garantiu exclusividade de GTA 3, Vice City e San Andreas no PS2 para conter ameaça do Xbox. Entenda como a estratégia moldou
Exclusividade de GTA no PlayStation 2: Sony revela estratégia contra Xbox nos anos 2000 Exclusividade de GTA no PlayStation 2: Sony revela estratégia contra Xbox nos anos 2000
Rockstar

A exclusividade de três títulos icônicos da franquia Grand Theft Auto no PlayStation 2 – GTA 3, Vice City e San Andreas – foi um marco na guerra dos consoles. Contudo, de acordo com Chris Deering, ex-presidente da Sony Computer Entertainment Europe, o acordo só aconteceu devido às preocupações da Sony com a entrada do Xbox, da Microsoft, no mercado.

Em entrevista ao GamesIndustry.biz, Deering explicou que, no início dos anos 2000, o surgimento do Xbox representava uma ameaça significativa ao domínio do PlayStation. “Ficamos preocupados quando vimos o Xbox chegando. Sabíamos que exclusividade era o nome do jogo em muitos campos,” afirmou.

Estratégia da Sony para garantir exclusividade

Para assegurar seu domínio, especialmente durante o lançamento do Xbox, a Sony adotou uma abordagem proativa. Segundo Deering, a empresa procurou desenvolvedores e estúdios parceiros com ofertas de exclusividade para o PlayStation. “Alguns de nós fomos até nossos editores e desenvolvedores terceirizados favoritos e perguntamos: ‘Você gostaria de um acordo especial se mantivesse seu jogo de próxima geração exclusivo para PlayStation por um período de dois anos?’”

Entre esses acordos estava a parceria com a Take-Two Interactive, responsável pela franquia Grand Theft Auto. Na época, a série ainda não havia atingido o status de fenômeno global, e o formato de mundo aberto revolucionário apresentado em GTA 3 era uma aposta arriscada.

“Naquele momento, não estava claro que GTA 3 seria tão grande. Antes, era um jogo com visão de cima para baixo,” explicou Deering, que também destacou a sorte envolvida no acordo.

Impacto no mercado de consoles

Os três títulos de Grand Theft Auto no PlayStation 2 não apenas ajudaram a definir o gênero de mundo aberto, mas também consolidaram o console como líder de mercado durante a geração. O sucesso desses jogos elevou o PlayStation 2 ao status de console mais vendido da história, com mais de 155 milhões de unidades comercializadas.

Deering também observou que práticas como a negociação de exclusividades continuam sendo comuns no mercado, incluindo áreas como redes sociais e outras plataformas digitais.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor