O que era para ser uma celebração do chocolate em todas as suas formas acabou se transformando em uma tragédia digna de uma canção dos Oompa-Loompas da fábrica de chocolate de Willy Wonka.
No último fim de semana, a polícia foi chamada a um local em Glasgow após famílias furiosas, que haviam gastado centenas de libras no Willy’s Chocolate Experience, reclamarem do evento “terrível” que deixou crianças em lágrimas e foi abruptamente cancelado no meio.
O organizador do evento, House of Illuminati, que cobrava até £35 por ingresso, prometeu uma “experiência imersiva” baseada no filme da Warner Bros, Wonka, que tem Timothée Chalamet como o jovem empreendedor de chocolate e foi um sucesso instantâneo com crianças e adultos durante o período festivo.
A publicidade do evento prometia cogumelos gigantes, bastões de doces e fontes de chocolate, juntamente com efeitos de áudio e visual especiais, todos narrados por Oompa-Loompas dançantes – os pequenos homens laranjas que alimentam a fábrica de chocolate de Wonka no livro de Roald Dahl que inspirou o filme prequela.
the Willy Wonka experience happening the same time as Kate Middleton missing on this app is like when Harry Styles spit on Chris Pine the week the Queen was sickpic.twitter.com/bt5Ep9F9Ur
— T (@teewatterss) February 28, 2024
Mas, ao invés disso, quando as famílias ansiosas chegaram ao endereço em Whiteinch, uma área industrial de Glasgow, descobriram um armazém espartano, com alguns adereços de plástico, um pequeno castelo inflável e alguns cenários presos nas paredes.
Após uma resposta imediata e furiosa dos primeiros presentes, que exigiram o reembolso do dinheiro, os organizadores interromperam o evento apenas algumas horas após a abertura, mas não informaram os que chegaram mais tarde, alguns dos quais viajaram distâncias consideráveis e agora exigem o reembolso dos custos de trem também.
Um grupo no Facebook foi criado por famílias furiosas, que descreveram seus filhos chorando de desapontamento no evento que estava programado para ocorrer no sábado e domingo e criticaram o evento como uma “farsa” e os organizadores como “amadores”.
A Polícia da Escócia confirmou que os agentes foram chamados ao local após as reclamações.
Paul Connell, um ator contratado pela empresa para se apresentar no evento, contou à STV News sua surpresa ao chegar ao armazém e perceber que o roteiro que lhe havia sido dado era impossível de ser cumprido porque nenhum dos adereços ou efeitos especiais prometidos estava lá.
“Meu coração afundou olhando ao redor… Eu só me senti triste porque estava ciente de quantas crianças iriam passar por ali. Foi-nos dito para dar às crianças um par de jujubas e um copo de limonada no final.”
Connell disse que, quando perguntou aos organizadores o que deveria fazer com o roteiro, foi orientado a improvisar. Em comunicado, a House of Illuminati pediu desculpas aos clientes pelo “dia muito estressante e frustrante”.
“Infelizmente, de última hora, fomos decepcionados em muitas áreas do nosso evento e tentamos o nosso melhor para continuar e seguir em frente e agora percebemos que provavelmente deveríamos ter cancelado logo de manhã”, afirmou.
Os organizadores confirmaram que reembolsos integrais serão dados aos clientes, o que pode levar até 10 dias.