Decisão impede Wrexham, Swansea, Cardiff e Newport de disputar vaga na UEFA Conference League
A Federação Inglesa de Futebol (FA) vetou os planos da Federação de Futebol do País de Gales (FAW) de incluir clubes galeses que jogam na Liga Inglesa de Futebol (EFL) em uma Copa da Liga Galesa reformulada. A decisão é um golpe para as ambições de Wrexham – time de Ryan Reynolds, Swansea City, Cardiff City e Newport County, que viam a competição como uma oportunidade de disputar uma vaga na UEFA Conference League.
Vetos e justificativas da FA
Em comunicado, a FA apontou preocupações relacionadas à integridade da competição, congestionamento do calendário, bem-estar dos jogadores e impacto nas competições existentes. “Os clubes galeses que optam por participar do sistema inglês devem fazê-lo nas mesmas condições dos clubes ingleses”, afirmou o órgão.
Os planos da FAW, anunciados no início de janeiro, incluíam a participação dos quatro clubes da EFL ao lado de 12 equipes da JD Cymru Premier na nova Copa da Liga Galesa. Além de um caminho direto para a Conference League, o torneio prometia injetar cerca de R$ 22 milhões no futebol galês e fortalecer o desenvolvimento do esporte no País de Gales.
Impacto no futebol galês
A decisão da FA inviabiliza um dos pilares do Prosiect Cymru, projeto estratégico da FAW para melhorar o coeficiente da UEFA e aumentar os ganhos financeiros para clubes do País de Gales. O diretor-executivo da FAW, Noel Mooney, havia descrito a iniciativa como um divisor de águas para o desenvolvimento do esporte no país.
Apesar do veto, a FAW segue defendendo a união do futebol galês em busca de maior sustentabilidade e competitividade internacional, mas terá de repensar estratégias para alcançar seus objetivos.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br