A morte do cantor e compositor Arlindo Cruz, aos 66 anos, nesta sexta-feira (8), gerou uma profunda onda de comoção na classe artística brasileira. Assim que a notícia de seu falecimento foi confirmada, amigos, colegas e admiradores de diversas áreas usaram as redes sociais para prestar homenagens, celebrando o legado do músico como um dos maiores mestres e poetas da história do samba.
“Hoje o samba chora a partida de um dos seus maiores mestres”, escreveu o autor de novelas Walcyr Carrasco, resumindo o sentimento geral. “Arlindo Cruz nos deixa um legado eterno de música, poesia e alegria. Nossos sentimentos à família, amigos e a todos os fãs”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Lucio Mauro Filho (@luciomaurofilhooficial)
“A mão que deu forma ao coração do Brasil”
As homenagens destacaram a genialidade de Arlindo como compositor e sua importância para a cultura popular. Luana Carvalho, filha da madrinha de Arlindo, a cantora Beth Carvalho, escreveu uma das mensagens mais poéticas. “Parte hoje a mão que deu forma ao coração do Brasil. Fica pra nós a missão de fazer com que fique bom outra vez o nosso cantar. Mas hoje não. Hoje silêncio, o sambista perfeito está dormindo”, declarou.
O humorista Rafael Portugal, cria da Zona Oeste do Rio como Arlindo, também fez um tributo emocionado. “Arlindo Cruz partiu… e eu tô aqui lembrando o quanto ele foi gigante na arte de compor. […] Ele fazia parecer simples o que é imenso. As músicas dele falam de tudo, de amor, de fé, de vida e sempre carregaram com orgulho a Zona Oeste do Rio, Realengo, Bangu, Madureira… Lugares que também fazem parte de mim e que ganhavam outro brilho na voz e nas letras dele”, escreveu.
A despedida dos amigos do samba
Nomes consagrados do samba e do Carnaval também se despediram do amigo. O intérprete Neguinho da Beija-Flor exaltou o talento do parceiro. “Meu amigo e parceiro, sempre serei fã do seu dom único de compor e da sua forma inigualável de cantar. Você deixa uma saudade enorme no mundo do samba”, publicou.
A apresentadora Ana Maria Braga relembrou a alegria do músico. “Recebemos com tristeza a notícia da partida de Arlindo Cruz. Um mestre do samba, que deixou sua marca com talento, alegria e alma”, escreveu.
Arlindo Cruz faleceu após uma longa batalha de oito anos contra as graves sequelas de um AVC sofrido em 2017. As inúmeras homenagens de artistas de diferentes gerações e segmentos mostram o tamanho do legado deixado por ele, um artista que, com seu cavaquinho e sua poesia, traduziu como poucos a alma do povo brasileiro.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br