O influenciador digital Felca usou sua enorme plataforma para apoiar a campanha do Setembro Amarelo. Em um vídeo emocionante e necessário, publicado na última quarta-feira (17), o youtuber trouxe uma reflexão sobre saúde mental, compartilhou dados alarmantes e, pela primeira vez para muitos de seus seguidores, falou abertamente sobre sua própria luta contra a depressão.
Conhecido por seu humor, mas também por abraçar causas sérias — como a campanha que gerou comoção nacional contra a exploração infantil —, Felca transmitiu uma mensagem de acolhimento e incentivo à vida, reforçando que pedir ajuda não é sinal de fraqueza.
‘Você quer acabar com a dor, não com a vida’
No vídeo, Felca usou bolinhas de gude para ilustrar as estatísticas sobre saúde mental, mostrando de forma visual o impacto do problema no Brasil e no mundo. Ele destacou que, no tempo médio de seu vídeo, cinco pessoas já teriam perdido a vida, um dado que serve como um soco no estômago para a conscientização.
A principal mensagem do criador de conteúdo foi a de que é preciso resistir e procurar ajuda. “Não é fraqueza pedir ajuda. Você não quer acabar com a vida, você quer acabar com a dor”, afirmou ele, usando uma frase poderosa e conhecida no ativismo pela saúde mental. “Vale a pena resistir”, concluiu.
O desabafo sobre a própria saúde mental
A mensagem de Felca ganha ainda mais força por vir de sua própria experiência. Ele confirmou no vídeo que já enfrentou um quadro de depressão. Em vídeos anteriores, o influenciador já havia se aberto com seu público sobre suas lutas, revelando que também já teve problemas com o consumo de álcool.
“Muitas vezes é muito difícil lidar com a minha própria cabeça. Tenho pensamentos muito pessimistas”, afirmou ele em uma publicação passada, explicando que está sempre buscando maneiras mais saudáveis de enfrentar sua condição.
Um histórico de ativismo nas redes
A atitude do influenciador em abordar um tema tão delicado não é uma novidade para seus seguidores. Felca tem se destacado por usar seu alcance, que ultrapassa 1 milhão de inscritos apenas no YouTube, para além do entretenimento. No ano passado, ele foi uma das vozes mais ativas na denúncia de casos de exploração e adultização de menores nas redes sociais, gerando um debate nacional e provando a força que os influenciadores podem ter ao abraçar causas importantes.