O youtuber Felca (Felipe Bressanim Pereira) acionou a Justiça. Ele recebeu ameaças de morte por e-mail no último sábado (16). Como resultado, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) emitiu uma liminar neste domingo (17). A decisão obriga o Google a fornecer os dados do responsável pelas mensagens. As ameaças, aliás, estão diretamente ligadas à sua recente e viral denúncia contra o influenciador Hytalo Santos.
A decisão judicial representa uma vitória importante para Felca. Além disso, ela busca combater a impunidade de crimes cometidos no ambiente virtual.
“Prepara pra morrer”: as ameaças e a decisão judicial
As mensagens enviadas para Felca continham ofensas e intimidações graves. “Você tá enganado, você vai ferrar muito sua vida”, dizia uma delas. Outras eram ainda mais diretas: “prepara pra morrer” e “você vai pagar com a sua vida”.
Diante da gravidade, o juiz Pedro Henrique Valdevite Agostinho determinou que o Google Brasil forneça as informações da conta de e-mail. A empresa tem 24 horas para revelar os endereços de IP dos últimos seis meses, além de dados cadastrais do responsável. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 2 mil.
Carro blindado e novas medidas de segurança
A vida de Felca mudou após a repercussão de seu vídeo. O advogado do youtuber, João de Senzi, afirmou que ele tem recebido centenas de ameaças diariamente. Por questões de segurança, portanto, o criador de conteúdo agora utiliza carro blindado e anda com seguranças.
Sua equipe jurídica aguarda a repercussão diminuir um pouco. Em seguida, eles pretendem registrar todas as ameaças em um único boletim de ocorrência para facilitar a investigação policial.
O desdobramento do caso Hytalo Santos
As ameaças contra Felca são uma consequência direta de seu vídeo de denúncia. Nele, o youtuber acusou o influenciador Hytalo Santos de exploração de menores. O caso ganhou enorme proporção. Como resultado, a polícia prendeu Hytalo Santos e seu marido na última sexta-feira (15). Eles são acusados de tráfico de pessoas e exploração sexual.
Curiosamente, esta não é a única batalha judicial de Felca. Recentemente, ele também conseguiu uma decisão para quebrar o sigilo de 233 perfis que o acusaram falsamente de pedofilia, mostrando sua disposição em usar a Justiça para combater crimes online.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

