Fernanda Torres fala sobre chances no Oscar e referência à mãe
Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro, comentou em entrevista recente sobre a possibilidade de “vingar” a mãe no Oscar. A atriz está sendo cotada para uma indicação de Melhor Atriz por sua atuação em Ainda Estou Aqui, filme que representará o Brasil na premiação de 2025. Em 1999, Montenegro foi a primeira brasileira indicada na categoria, pelo filme Central do Brasil, mas perdeu o prêmio para Gwyneth Paltrow, que atuava em Shakespeare Apaixonado.
Refletindo sobre o caminho trilhado pela mãe, Fernanda destacou o feito histórico de Montenegro, que foi indicada falando português. “Só de ter sido nomeada falando português é incrível, é furar uma bolha muito grande”, declarou a atriz durante a entrevista.
A renomada atriz também citou outras concorrentes de peso, como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Marianne de Jean-Baptiste, e observou que a categoria está “engarrafada” neste ano.
As expectativas sobre o filme
Apesar da expectativa, Torres revela que encara as premiações com cautela, descrevendo o Oscar como uma combinação de fatores que podem ser justos ou não. “Esse filme é um divisor de águas na minha vida”, refletiu a artista, que considera ter se transformado após interpretar Eunice Paiva, uma figura marcante na história brasileira e viúva do desaparecido político Rubens Paiva.
Trabalhar novamente com o renomado diretor Walter Salles foi uma experiência especial para Torres, que espera que sua jornada no Oscar vá além de um simples “ah, perdeu”. Para a atriz, que recebeu elogios de publicações como Variety e The New York Times, essa indicação representa mais que uma conquista pessoal: é também uma forma de reconhecimento ao legado de sua mãe e ao cinema brasileiro.
Redator e editor de vídeo, com passagens pelo Cenapop (UOL) e Hit Site (R7). Jogo uns games por aí e produzo arte visual.


