A atriz brasileira Fernanda Torres foi indicada pela revista Entertainment Weekly como a grande favorita ao Oscar de Melhor Atriz deste ano. A publicação norte-americana destacou seu papel no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, como um dos destaques da temporada de premiações. Além disso, o longa-metragem brasileiro foi apontado como o preferido para levar o prêmio de Melhor Filme Internacional.
O que diz a Entertainment Weekly?
Em uma matéria que lista as apostas para a premiação, os jornalistas da revista destacaram que Fernanda Torres conquistou um apoio significativo dentro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Esse fator pode ser decisivo na disputa contra Demi Moore, até então considerada a favorita por seu papel em A Substância.
“A maré pode estar a favor dela o suficiente para garantir uma vitória sobre a favorita até então, Demi Moore, cuja história de retorno aos palcos tem funcionado muito a seu favor até agora e ainda faz dela uma opção forte para os votantes”, afirmou o repórter.
A revista ainda ressaltou que, embora a corrida esteja acirrada, a lógica das premiações muitas vezes favorece reviravoltas. “A essa altura, qualquer uma pode vencer, mas, se tem algo que a temporada do Oscar nos ensinou, é que, quando precisamos escolher entre a lógica e a reviravolta, o caminho menos óbvio costuma prevalecer”, concluiu.
A polêmica com Karla Sofía Gascón
Enquanto Fernanda Torres celebra as previsões favoráveis, a atriz Karla Sofía Gascón, indicada ao Oscar por Emilia Pérez, levantou questões sobre a conduta da equipe de Fernanda durante a campanha de premiação. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Gascón acusou a equipe de redes sociais de Fernanda de tentar diminuir seu trabalho e o filme Emilia Pérez.
“Senhores, devo dizer-lhes: Há pessoas LGBT maravilhosas, mas seguramente há outras que não são. Somos como qualquer outra pessoa. Seres humanos com os mesmos direitos e obrigações que deveríamos ter. Pessoalmente, acredito que Fernanda Torres seja uma mulher maravilhosa, além de uma atriz incrível que merece todo o reconhecimento do mundo”, disse Gascón.
Ela continuou: “Isto não é uma competição. Há pessoas que gostam mais do trabalho e pronto. Se ela ganhar, ótimo. Se eu ganhar, também. O que não gosto são as equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas tentando diminuir o trabalho de outros, como o meu ou do filme, porque isso não leva a lugar nenhum. Para ressaltar o trabalho de uma pessoa não é necessário afundar o trabalho dos demais.”
Gascón ainda afirmou que nunca falaria mal de Fernanda Torres ou de seu filme, mas criticou aqueles que trabalham com a atriz brasileira. “Em nenhum momento me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emilia Pérez. Isso fala mais deles e de seu filme do que do meu”, encerrou.
Repercussão e consequências
De acordo com a revista Variety, as declarações de Karla Sofía Gascón não violaram as regras da Academia, pois não atacaram diretamente o trabalho de Fernanda Torres. No entanto, após uma série de polêmicas envolvendo Gascón, o perfil oficial do Oscar no Instagram decidiu parar de seguir a atriz. Além disso, ela foi afastada da campanha de divulgação de Emilia Pérez.