A atriz Fernanda Torres, recém-premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por sua interpretação em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, enfrentou uma onda de críticas após uma análise publicada pelo jornal francês Le Monde. A reportagem, assinada pelo crítico Jacques Mandelbaum, gerou controvérsia ao apontar que a obra teria uma “focalização melodramática” na personagem Eunice Paiva e que a atuação da atriz seria “passavelmente monocórdica”.

Reação dos fãs brasileiros

A crítica não passou despercebida pelo público brasileiro. Assim que a análise do Le Monde ganhou repercussão, fãs de Fernanda Torres se manifestaram em massa, ocupando as redes sociais do jornal francês com comentários em defesa da atriz. Entre as mensagens, destacaram-se frases como: “Respeitem a Fernanda Torres”, “Vocês estão com medo de perder o Oscar?” e “Fernanda Torres merece respeito”.

Muitos internautas também exaltaram a qualidade do cinema nacional, afirmando que a produção dirigida por Walter Salles é uma das melhores do ano. “Lavem a boca antes de falar de filme brasileiro” e “Cinema brasileiro dando banho” foram algumas das frases que simbolizaram o orgulho do público pela obra e pela performance de Fernanda.

A consagração de Fernanda Torres no Globo de Ouro

Apesar da polêmica gerada pela crítica, Fernanda Torres vive um momento de grande reconhecimento internacional. A conquista do Globo de Ouro 2025 consagrou a atriz por sua atuação como Eunice, personagem central do filme Ainda Estou Aqui, que retrata os desafios enfrentados durante o regime militar no Brasil.

No discurso de aceitação, visivelmente emocionada, Fernanda destacou a importância do diretor Walter Salles em sua trajetória e dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, que também já foi indicada ao Globo de Ouro no passado.

“Eu não preparei nada, porque não sabia se estava pronta”, iniciou Fernanda. Ela agradeceu ao diretor e dedicou o troféu à mãe, reforçando a importância da arte em momentos difíceis: “Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Globo de Ouro”, concluiu a atriz.

Um novo marco para o cinema brasileiro

Com a vitória de Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui e seu elenco ganham destaque no cenário internacional, abrindo novas possibilidades para produções nacionais. A polêmica crítica francesa só reforçou a comoção e o apoio do público brasileiro à atriz, que agora se torna uma das principais representantes do país no exterior.

Mostrar menosContinuar lendo