A lista de mudanças negativas na reformulação do Xbox Game Pass continua a crescer. Após o aumento de preços e a remoção do desconto em pontos de Call of Duty, os jogadores descobriram que a Microsoft também removeu, silenciosamente, outro benefício popular: o desconto padrão de 10% na compra de DLCs e complementos para os jogos do catálogo.
A mudança, que não foi anunciada oficialmente pela empresa em suas comunicações sobre a reestruturação do serviço, foi notada por assinantes e está gerando uma nova onda de críticas e frustração. A percepção geral é de que o valor do serviço está sendo progressivamente corroído, enquanto o preço aumenta.
Adeus ao desconto simples, olá à confusão de pontos
A remoção do benefício foi percebida quando os assinantes notaram que grandes expansões, como Shattered Space de Starfield e Order of the Giants de Indiana Jones and the Great Circle, não exibiam mais o desconto de 10% na loja para membros do Game Pass, sendo vendidas pelo preço cheio.
Em vez do desconto direto e simples, a Microsoft parece ter incorporado o benefício a um novo e confuso sistema de recompensas. Em uma explicação encontrada no site do Xbox, a empresa agora descreve o benefício de forma complexa, mencionando “até 30% de desconto em jogos selecionados”, “4x mais pontos em compras” e “10% de volta em pontos”, uma matemática que, segundo os jogadores, é muito menos clara e vantajosa do que o antigo desconto direto.
Mais um capítulo na conturbada reestruturação do serviço
A remoção do desconto geral em DLCs é mais um capítulo na polêmica reestruturação do Xbox Game Pass, que entrou em vigor no início de outubro. As principais mudanças foram:
- A criação de novos planos e o aumento de 100% no preço do plano Ultimate, que passou de R$ 59,99 para R$ 119,90/mês.
- A limitação de lançamentos “day one” de jogos da Xbox Game Studios ao plano mais caro.
- A remoção, também silenciosa, do desconto de 10% na compra de CoD Points e do passe de batalha de Call of Duty.
A série de mudanças negativas tem gerado uma forte reação da comunidade, com relatos de um aumento no número de cancelamentos do serviço. A situação já virou piada até entre concorrentes, com a GameStop ironizando a Microsoft nas redes sociais. Para muitos jogadores, a famosa e imbatível “proposta de valor” do Xbox Game Pass está sendo posta em xeque pela primeira vez em sua história.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br