Um dos maiores e mais influentes nomes da história do estúdio britânico Rare, o designer Gregg Mayles, estaria deixando a empresa após uma carreira de mais de 35 anos. A notícia, divulgada pelo site especializado VGC com base em fontes anônimas, aponta que a saída do lendário criador de Donkey Kong Country e Banjo-Kazooie é uma consequência direta do cancelamento de seu mais recente projeto, o aguardado Everwild, anunciado pela Microsoft nesta semana.

Se confirmada, a partida de Mayles representa o “fim de uma era” para a Rare, perdendo um de seus pilares criativos e uma das últimas pontes com sua era de ouro nos anos 90. Segundo as mesmas fontes, ele não seria o único a sair: a produtora executiva Louise O’Connor, outra veterana cujo primeiro crédito no estúdio foi o clássico Conker’s Bad Fur Day, também estaria de saída após o fim do projeto. A Microsoft ainda não comentou a reportagem.

O legado de um dos maiores designers da indústria

Contratado no final dos anos 80, Gregg Mayles foi uma figura central na transformação da Rare em uma das desenvolvedoras mais celebradas do mundo. Seu nome está ligado a alguns dos jogos mais icônicos da era do Super Nintendo e do Nintendo 64. Ele foi o diretor de clássicos absolutos como Donkey Kong Country (1994) e sua sequência, Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest (1995), além de ter comandado a criação da amada dupla Banjo-Kazooie (1998) e sua continuação, Banjo-Tooie (2000).

Após a aquisição da Rare pela Microsoft em 2002, ele continuou a ser uma força criativa, dirigindo títulos como Grabbed by the Ghoulies e Viva Piñata, e mais recentemente, atuando como diretor criativo do sucesso global Sea of Thieves, um dos principais jogos como serviço do Xbox.

A reestruturação drástica do Xbox

A saída de Mayles e O’Connor está diretamente ligada à drástica reestruturação que a divisão de games da Microsoft anunciou na última quarta-feira (2). Em um e-mail interno, o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, confirmou o cancelamento de Everwild e também do reboot de Perfect Dark, além do fechamento completo do estúdio The Initiative.

Booty justificou as decisões como um “esforço mais amplo para ajustar prioridades e concentrar recursos” em um “cenário industrial em constante mudança”. No entanto, a perda de talentos veteranos como Gregg Mayles, que dirigia o projeto Everwild desde sua reestruturação em 2021, é um golpe duro para a identidade criativa da Rare e levanta questionamentos sobre o futuro do histórico estúdio britânico sob o guarda-chuva do Xbox.

Mostrar menosContinuar lendo