Final Fantasy 11: o quase fim que não aconteceu
Lançado originalmente em 2002 para PlayStation 2 e PC, o MMORPG Final Fantasy 11 poderia ter chegado ao fim em 2024, segundo revelou Yoji Fujito, diretor atual do jogo. Em entrevista ao Dengeki Online, Fujito explicou que a Square Enix planejava encerrar o suporte e as atualizações da versão para PC após a conclusão da história Voracious Resurgence, marcando o término do ciclo ativo do título.
Encerramento quase confirmado
A ideia inicial era que o jogo entrasse em modo de manutenção a partir de 2024, com suporte restrito apenas para manter os servidores estáveis e sem novas atualizações ou conteúdos. Havia até planos para um encerramento total dos servidores, dada a idade avançada do jogo e a progressiva diminuição do número de assinantes.
O que manteve o jogo vivo?
Porém, contrariando as expectativas, a comunidade de jogadores continuou ativa e engajada, mantendo a assinatura mensal desde o lançamento, com a taxa fixa de US$ 11,95. “O fato de Final Fantasy 11 continuar forte após Voracious Resurgence foi um sinal claro para nós de que deveríamos manter o jogo vivo,” comentou Fujito.
Novas atualizações confirmadas
Em resposta a esse apoio, a Square Enix anunciou uma série de atualizações para 2025, que trarão novidades como:
- Novo campo de batalha para missões de alto nível
- Ajustes na configuração dos controles
- Um novo medidor de moral
- Capacidade de mudar a raça do personagem
- Novos conteúdos para o sistema de batalha Limbus
Relação com Final Fantasy 14
No ano anterior, Final Fantasy 14 — também MMORPG da Square Enix — trouxe um crossover especial, a Alliance Raid, que leva os jogadores para Vana’diel, o mundo de Final Fantasy 11, fortalecendo a conexão entre os dois títulos e mantendo o legado vivo entre os fãs.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br


