A aguardada chegada de “Final Fantasy XVI” aos consoles Xbox, quase dois anos após seu lançamento como exclusivo de PlayStation 5, veio acompanhada de uma série de concessões técnicas. Uma análise aprofundada realizada pelos especialistas em tecnologia do Digital Foundry revelou que a versão para Xbox Series X, embora ofereça uma taxa de quadros mais estável em seu modo performance, apresenta resoluções significativamente mais baixas e alguns problemas gráficos em comparação com a versão original de PS5.
Resolução mais baixa nos dois modos de jogo
De acordo com a análise técnica, que se baseia nas cenas iniciais do jogo, a diferença de resolução entre as duas plataformas é notável. No “Modo Gráfico”, que prioriza a qualidade de imagem, o jogo roda a 1440p no PS5, enquanto no Xbox Series X, a resolução cai para 1224p. “A versão para Xbox tem resolução consistentemente mais baixa”, afirma o relatório.
A disparidade é ainda maior no “Modo Performance”, que visa uma maior fluidez. No PS5, o jogo roda a 1080p, enquanto no Xbox Series X, a resolução é de apenas 720p. A Digital Foundry também apontou que a versão para Xbox apresenta um nível de detalhe inferior e uma “divergência dramática na renderização da folhagem, onde o Xbox parece meio quebrado em algumas árvores e arbustos”.
O dilema: resolução vs. taxa de quadros
No entanto, há uma vantagem para a versão de Xbox. No Modo Performance, apesar da resolução mais baixa, o jogo consegue manter uma taxa de quadros travada em 60 FPS (quadros por segundo) durante a maior parte do tempo de jogo. Em contraste, a versão de PS5, mesmo após várias atualizações, ainda apresenta um desempenho inconsistente neste modo, com a taxa de quadros oscilando entre 45 e 60 FPS. As cutscenes em todas as versões rodam a 30 FPS.
Isso coloca os jogadores diante de uma escolha: a maior nitidez e detalhe gráfico do PlayStation 5 ou a maior fluidez e estabilidade da jogabilidade no Xbox Series X.
A nova estratégia multiplataforma da Square Enix
O lançamento de “Final Fantasy XVI” no Xbox é um marco na nova estratégia da Square Enix. Após revelar que as vendas do jogo, bem como as de “Final Fantasy VII Rebirth”, “não atenderam às expectativas” como exclusivos de PlayStation, a empresa anunciou um plano para “mudar para uma estratégia multiplataforma”.
A prova dessa mudança veio durante o Summer Game Fest, quando a Square Enix anunciou que outro grande exclusivo, “Final Fantasy VII Remake Intergrade”, também chegará às plataformas Xbox ainda este ano, após já ter sido confirmado para o Nintendo Switch 2. A empresa parece determinada a levar seus maiores títulos para o maior número de jogadores possível, buscando maximizar seu alcance e suas vendas.