O lendário diretor Francis Ford Coppola, vencedor de cinco Oscars, acaba de ser agraciado com um Framboesa de Ouro de Pior Diretor, graças ao seu mais recente filme Megalópolis. Longe de se abalar com a “honraria”, o cineasta reagiu com uma declaração repleta de ironia e críticas contundentes à indústria cinematográfica contemporânea.

Megalópolis e as indicações ao Framboesa de Ouro

O ambicioso Megalópolis recebeu seis indicações ao Framboesa de Ouro deste ano, incluindo Pior Filme, Pior Roteiro e, claro, Pior Diretor. Apesar do fracasso comercial, Coppola demonstrou bom humor e uma visão crítica sobre a premiação, compartilhando sua reação no Instagram.

A resposta afiada de Coppola

“Estou emocionado em aceitar o prêmio Framboesa de Ouro em tantas categorias importantes para Megalópolis, e pela distinta honra de ser indicado como o pior diretor, pior roteiro e pior filme em um momento em que tão poucos têm coragem de ir contra as tendências predominantes da produção cinematográfica contemporânea!”, escreveu o cineasta.

Na publicação, Coppola foi além e criticou a forma como a arte é tratada na atualidade:

“Neste mundo em ruínas de hoje, onde a ARTE recebe pontuações como se fosse luta livre profissional, eu escolhi NÃO seguir as regras covardes estabelecidas por uma indústria tão aterrorizada pelo risco que, apesar do enorme grupo de jovens talentos à sua disposição, pode não criar filmes que serão relevantes e vivos daqui a 50 anos.”

A resposta do diretor ecoa sua postura visionária ao longo da carreira, comparando sua experiência à de Jacques Tati, diretor de Playtime, que enfrentou dificuldades financeiras para criar uma obra inovadora, mas amplamente reconhecida com o tempo.

Crítica à indústria e agradecimento ao elenco

Coppola ainda aproveitou a ocasião para exaltar seu elenco, que inclui Jon Voight, também “premiado” com o Framboesa de Pior Ator Coadjuvante. Em suas palavras:

“Meus sinceros agradecimentos a todos os meus brilhantes colegas que se juntaram a mim para fazer nossa obra de arte, Megalópolis, e vamos nos lembrar de que bilheteria é apenas sobre dinheiro e, como a guerra, a estupidez e a política, não têm lugar verdadeiro em nosso futuro.”

Madame Web também se destaca no Framboesa de Ouro

Além de Megalópolis, Madame Web foi uma das grandes “vencedoras” da premiação, levando os títulos de Pior Filme e Pior Roteiro. A atriz Dakota Johnson também foi “reconhecida” como Pior Atriz pelo seu papel na produção da Sony.

Uma resposta digna de lenda

A resposta de Coppola ao Framboesa de Ouro já entra para a história das melhores reações à premiação, ao lado da icônica participação de Halle Berry em 2005, quando a atriz compareceu pessoalmente para receber seu prêmio por Mulher-Gato, levando consigo o Oscar que havia conquistado três anos antes por A Última Ceia.

Mesmo em meio a críticas e desafios, Coppola reafirma sua posição como um dos maiores cineastas da história, mantendo sua visão artística acima de prêmios e bilheterias.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor