Más notícias para a indústria de games. O estúdio sueco The Outsiders, a mente criativa por trás do aclamado jogo de tiro rítmico Metal: Hellsinger (2022), foi fechado por sua empresa-mãe, a Funcom. A notícia foi confirmada nesta segunda-feira (6) pelo fundador do estúdio, David Goldfarb, que revelou que a decisão faz parte de uma onda de demissões em toda a Funcom.

O fechamento do estúdio, que tinha 10 anos de existência, acontece apenas três anos após sua aquisição pela Funcom e representa uma grande perda para a cena de desenvolvimento de jogos, especialmente após o sucesso e a originalidade de seu último lançamento.

‘Nosso estúdio de 10 anos será fechado’, lamenta fundador

A notícia foi compartilhada por David Goldfarb em uma publicação emocionada nas redes sociais. “Não tive muito tempo para processar a notícia, mas todos nós da The Outsiders e da Funcom Estocolmo fomos afetados pelas demissões na Funcom, e nosso estúdio de 10 anos será fechado”, escreveu.

Ele relembrou a resiliência de sua equipe, que já havia passado por uma “experiência de quase morte” anos atrás com o cancelamento de outro projeto, Darkborn. Foi a lealdade do time que permitiu a criação de Metal: Hellsinger. “Metal: Hellsinger sempre será um ponto alto para mim, pessoalmente, e serei eternamente grato por termos conseguido fazê-lo”, declarou Goldfarb.

O apelo por um novo começo para a equipe

Apesar da notícia devastadora, Goldfarb deixou claro que ele e sua equipe não pretendem desistir. Ele terminou seu comunicado com um apelo à indústria de games por ajuda para encontrar um novo caminho.

“Não vamos desistir e vamos tentar continuar de uma nova forma”, escreveu ele. “Se você acha que pode ajudar de alguma forma, com oportunidades de negócios, colocação de funcionários, orientação, seja lá o que for, eu ficaria genuinamente grato se você entrasse em contato.”

O legado de ‘Metal: Hellsinger’

The Outsiders ganhou notoriedade mundial em 2022 com o lançamento de Metal: Hellsinger, um jogo de tiro em primeira pessoa único, no qual o jogador precisa atirar no ritmo de uma trilha sonora de heavy metal para maximizar seu dano. O jogo foi aclamado pela crítica por sua originalidade e execução. A análise do site VGC, por exemplo, o descreveu como “um conceito incrivelmente bem-realizado, repleto de músicas excelentes, armas únicas e um loop de jogabilidade instantaneamente viciante”. A perda do estúdio que o criou é, sem dúvida, uma notícia triste para a indústria.

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Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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