Game of Thrones | Conheça a história do Fosso dos Dragões

O Fosso será o cenário principal da reunião entre Cersei, Tyrion, Daenerys e Jon Snow no próximo episódio.

Na pequena prévia da season finale de Game of Thrones, descobrimos um fato bastante interessante que confirmou diversas especulações de bastidores das gravações: o cenário da reunião mais importante do seriado é o lendário Fosso dos Dragões.

https://www.youtube.com/watch?v=Z2raa_F97ug

O Fosso dos Dragões já foi um dos edifícios mais prestigiados de Porto Real, mas sua história é sangrenta. O Fosso, agora em ruínas, fica no topo da Colina de Rhaenys.

A função do Fosso é bastante auto-explicativa: abrigava os dragões da família Targaryen quando ainda existiam diversas dessas criaturas mitológicas em Westeros. Depois de sua inauguração, o Fosso se tornou cenário de eventos importantes do continente. A coroação polêmica do rei Aegon II que deu origem a Guerra Civil Targaryen, comumente chamada de Dança dos Dragões, aconteceu debaixo daquele teto.

Durante um novo conflito entre a família Targaryen pela sucessão do rei Viserys I, Porto Real foi capturada pela rainha Rhaenyra. Durante um assalto ao Fosso dos Dragões, o lugar foi tomado pelo caos. Diversos aldeões ensandecidos e irados invadiram o lugar para matar os dragões dos Targaryen. E conseguiram matar cinco deles: Shrykos, Morghul, Tyraxes, Dreamfyre e Syrax. Diversos morreram no lugar.

 

Depois, durante a versão da Peste Negra do universo de Crônicas de Gelo e Fogo, o lugar foi utilizado como vala-comum de diversos mortos infectados. Com pilhas de mortos e pelo cheiro horroroso, lorde Brynden Rivers ordenou que todos os corpos fossem queimados com fogovivo iluminando de verde a noite escura de Porto Real.

Até mesmo a história da fundação do Fosso é marcada por loucura e morte. Antes o lugar era um Grande Septo e durante uma revolta da Fé Militante, Maegor, o Cruel, voou com Balerion, o Terror Negro, e queimou o lugar sagrado até o chão. Ali, decidiu que seria a casa dos dragões de sua família. Durante a construção, Maegor mandava matar todos os pedreiros e arquitetos envolvidos por seção, prevenindo que algum segredo caísse na boca da população.

Certamente um lugar nada colorido e agradável, não? A história que Martin nos conta pelos livros é fenomenal por oferecer insights tão ricos e criveis sobre a história ficcional de Westeros. Esses momentos são raros no seriado, mas devemos encontrar diálogos que falem sobre a história sombria do Fosso no próximo episódio. Prato cheio para quem se interessa pela história antiga de Westeros.

Leia mais sobre Game of Thrones

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor