O renomado ator Gene Hackman, vencedor de dois Oscars por “Operação França” e “Os Imperdoáveis”, e sua esposa, Betsy Arakawa, foram encontrados mortos em sua residência em Santa Fé, Novo México, na tarde desta quarta-feira (26). A informação foi confirmada pelo gabinete do xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza, à revista Variety após a meia-noite de quinta-feira.

As autoridades afirmam que não há indícios imediatos de crime, mas ainda não divulgaram a causa da morte. Hackman tinha 95 anos, e Arakawa, 63.

O casal estava junto desde 1991 e mantinha uma vida discreta longe dos holofotes após a aposentadoria do ator, que encerrou sua carreira cinematográfica em 2004.

Carreira marcante e legado

Gene Hackman consolidou-se como um dos grandes nomes do cinema americano do século XX. Versátil e carismático, interpretou personagens marcantes em filmes como “Os Imperdoáveis”, “Mississippi em Chamas”, “Superman”, “Maré Vermelha” e “Os Excêntricos Tenenbaums”. Seu papel como o policial durão “Popeye” Doyle em Operação França (1971) lhe rendeu o primeiro Oscar de Melhor Ator. Já sua atuação como o cruel xerife Little Bill Daggett, em Os Imperdoáveis (1992), dirigido por Clint Eastwood, lhe garantiu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.

Hackman começou sua carreira nos anos 1960 e, ao longo das décadas, foi indicado ao Oscar cinco vezes. Mesmo recusando papéis icônicos em filmes como Apocalypse Now e Um Estranho no Ninho, construiu uma trajetória impressionante, alternando entre dramas, thrillers e comédias.

Após sua aposentadoria do cinema, Hackman dedicou-se à escrita, publicando diversos romances, muitos deles em parceria com o arqueólogo submarino Daniel Lenihan.

Vida pessoal e últimos anos

Nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia, Eugene Alden Hackman serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA antes de se aventurar no mundo da atuação. Após anos de trabalho no teatro e televisão, sua ascensão ao estrelato veio com Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967), onde recebeu sua primeira indicação ao Oscar.

Hackman foi casado com Faye Maltese por mais de 30 anos, com quem teve três filhos: Christopher, Elizabeth e Leslie. Após o divórcio, casou-se com a pianista Betsy Arakawa em 1991, vivendo um relacionamento discreto até o fim da vida.

Desde sua aposentadoria, Hackman levava uma rotina tranquila em Santa Fé, longe dos holofotes de Hollywood. Ele raramente aparecia em eventos públicos, mas ocasionalmente concedia entrevistas sobre sua carreira e sua paixão pela escrita.

Gene Hackman deixa um legado inestimável para o cinema e a literatura, sendo lembrado como um dos grandes atores de sua geração.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor