Veterano de Age of Empires e Halo Wars, Dave Pottinger, trabalha em um novo título que promete repensar os jogos de estratégia em tempo real.
O gênero RTS (Real-Time Strategy) marcou a história dos jogos com títulos icônicos como Age of Empires, StarCraft e The Lord of the Rings: Battle for Middle Earth 2. No entanto, segundo Dave Pottinger, renomado desenvolvedor da indústria, a fórmula que consagrou o gênero está estagnada.
A visão de um veterano
Em entrevista à VideoGamer, Pottinger, que hoje lidera o desenvolvimento de Project Citadel na Last Keep Games, afirmou que os RTS atuais continuam baseados em mecânicas desenvolvidas há décadas. Ele cita jogos recentes, como Stormgate, como exemplos de títulos que permanecem ancorados em uma fórmula tradicional.
“Ainda estamos jogando o mesmo jogo que jogávamos há 20 anos”, disse Pottinger. “Essas regras de ouro funcionaram bem na época e ainda funcionam agora, mas queremos fazer algo novo.”
Nostalgia e desafios para inovar
Pottinger relembra momentos nostálgicos ao jogar o remake de Age of Mythology, mas também reconhece a necessidade de avançar. No entanto, ele admite que inovar no gênero RTS é desafiador, especialmente quando novas ideias podem alienar fãs tradicionais.
Ele cita o exemplo de Age of Empires 3, que originalmente incluía combate baseado em formações, mas o recurso foi removido por temores de rejeição do público. “Tivemos que recuar e tirar algumas coisas muito inovadoras do jogo”, revelou.
O que esperar de Project Citadel
Pottinger promete que seu novo projeto busca reimaginar a fórmula clássica dos RTS. Com a equipe da Last Keep Games testando diferentes abordagens, há expectativa de um equilíbrio entre a nostalgia que conquistou milhões de jogadores e mecânicas que tragam frescor ao gênero.
A atemporalidade do gênero
Jogos como The Lord of the Rings: Battle for Middle Earth 2 continuam queridos entre fãs, mesmo décadas após o lançamento. Essa atemporalidade, no entanto, pode ser reflexo da falta de mudanças significativas no gênero.
Enquanto títulos como Stormgate e remakes de clássicos mantêm o gênero vivo, cabe a projetos como Project Citadel desafiar a zona de conforto dos jogos de estratégia. Os próximos anos serão cruciais para determinar se o gênero RTS pode, de fato, ser revitalizado.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
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