O autor George R.R. Martin, a mente por trás de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, voltou a falar sobre o assunto que assombra sua vida e a de seus fãs: o atraso de The Winds of Winter, o sexto livro da saga. Em uma nova participação na New York Comic Con, o escritor desabafou sobre a pressão que sofre, admitiu que sempre teve problemas com prazos e rebateu as críticas que recebe toda vez que anuncia um novo projeto que não seja o aguardado livro.
Há quase 15 anos em produção, The Winds of Winter se tornou um dos tópicos mais sensíveis da cultura pop, especialmente após o final controverso da série Game of Thrones, que aumentou a ansiedade dos fãs pelo desfecho original do autor.
‘Sempre tive problemas com prazos’, admite o autor
No painel, Martin foi sincero sobre sua dificuldade em cumprir as datas de entrega, uma luta que o acompanha ao longo da carreira. “Eu sei que há toda essa controvérsia sobre Winds of Winter e o quão atrasado está, mas eu sempre tive problemas com prazos”, confessou o autor, segundo a Entertainment Weekly. “E eu não me sinto feliz em quebrar contratos ou perder um prazo ou algo do tipo.”
A frustração com a reação dos fãs a outros projetos
A frustração do autor é direcionada principalmente à reação de uma parcela dos fãs toda vez que ele anuncia seu envolvimento em outros projetos, como o jogo Elden Ring, a série A Casa do Dragão ou, mais recentemente, um filme de animação.
“Toda vez que isso acontece, e eu anuncio no meu site, metade da internet enlouquece”, desabafou Martin. “‘Por que diabos George R.R. Martin está escrevendo essa outra coisa quando deveria estar escrevendo Winds of Winter? O que ele está fazendo?'”
Ele aproveitou para se defender, explicando que muitos desses “novos” projetos são, na verdade, ideias antigas que só agora estão vendo a luz do dia. “E eu quero dizer: ‘Eu fiz isso em 1993, pessoal. Vamos lá! Estava na minha gaveta, e eles queriam, então eu vendi para eles!'”, explicou, sobre o filme animado inspirado nos 12 trabalhos de Hércules.
A pressão ‘fora do limite’ pelo novo livro
A pressão sobre o autor de 77 anos é imensa e, por vezes, ultrapassa os limites do bom senso. Em um caso famoso, um fã chegou a perguntar publicamente quem terminaria de escrever o livro caso ele viesse a falecer. O desejo por uma conclusão para a saga, que seja diferente da apresentada pela HBO, se tornou uma obsessão para a base de fãs.
Enquanto a espera por The Winds of Winter continua sem um fim à vista, o desabafo de Martin oferece um raro e sincero vislumbre da mente do homem que carrega o peso de Westeros em seus ombros.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br