George R. R. Martin critica mudanças na segunda temporada de “A Casa do Dragão”
Em uma postagem de blog publicada em 30 de agosto, George R. R. Martin, criador de Game of Thrones, expressou suas críticas sobre a segunda temporada de A Casa do Dragão. Martin detalhou como mudanças específicas no enredo, particularmente na sequência “Blood & Cheese”, desviaram-se de seu livro Fire & Blood e podem impactar o futuro da série.
Críticas à adaptação de “Blood & Cheese”
Martin destacou a eliminação do Príncipe Maelor, o filho mais novo de Aegon e Helaena Targaryen, como uma mudança significativa que afetou a narrativa. Embora ele tenha aceitado a decisão inicial de simplificar a produção, acreditando que as razões práticas justificavam a remoção, ele agora vê essa alteração como prejudicial à história. Martin argumenta que a ausência de Maelor enfraqueceu a cena e comprometeu outros aspectos da trama, como o suicídio de Helaena e a subsequente busca por justiça.
“Quando Ryan Condal me disse pela primeira vez o que pretendia fazer, há muito tempo (em 2022, talvez), argumentei contra, por todos esses motivos”, escreveu Martin. “Não argumentei muito, nem com muito calor, no entanto. A mudança enfraqueceu a sequência, eu senti, mas só um pouco. E Ryan tinha o que pareciam ser razões práticas para isso; eles não queriam lidar com a escalação de outra criança, especialmente uma criança de dois anos. Crianças tão novas inevitavelmente desacelerarão a produção, e haveria implicações orçamentárias. O orçamento já era um problema em HOUSE OF THE DRAGON, fazia sentido economizar dinheiro sempre que possível. Além disso, Ryan me garantiu que não perderíamos o Príncipe Maelor, apenas o adiaríamos. A rainha Helaena ainda poderia dar à luz a ele na terceira temporada, presumivelmente depois de engravidar no final da segunda temporada. Isso fez sentido para mim, então retirei minhas objeções e concordei com a mudança. Ainda amo o episódio e a sequência de Blood and Cheese no geral. Perder a batida de “Helaena’s Choice” enfraqueceu a cena, mas não em grande grau. Apenas os leitores do livro notariam sua ausência; espectadores que nunca leram FIRE & BLOOD ainda achariam as cenas de partir o coração. Maelor não FEZ nada na cena, afinal. Como ele poderia? Ele tinha apenas dois anos de idade. Há outro aspecto na remoção do jovem príncipe, no entanto.”
Martin também levantou preocupações sobre possíveis mudanças nas próximas temporadas, sugerindo que “há borboletas maiores e mais tóxicas por vir” se algumas alterações propostas forem implementadas.
“Maelor sozinho significa pouco“, escreveu Martin. “Ele é uma criança pequena, não tem uma linha de diálogo, não faz nada de importante além de morrer… mas onde, quando e como, isso importa. Perder Maelor enfraqueceu o final da sequência de Blood and Cheese, mas também nos custou a cena de Bitterbridge com todo seu horror e heroísmo, minou a motivação para o suicídio de Helaena, e isso por sua vez enviou milhares para as ruas e becos, gritando por justiça para sua rainha “assassinada”. Nada disso é essencial, eu suponho… mas tudo isso serve a um propósito, tudo ajuda a amarrar as linhas da história, então uma coisa segue a outra de uma maneira lógica e convincente.”
Justificativa dos produtores de A Casa do Dragão
Ryan Condal, showrunner de House of the Dragon, defendeu a decisão de eliminar o Príncipe Maelor em um episódio recente do podcast oficial da HBO. Condal explicou que a remoção do personagem foi uma escolha pragmática, considerando a idade das crianças no show e a necessidade de manter a credibilidade da linha do tempo. Ele enfatizou que, embora essa decisão tenha causado um efeito cascata, a equipe procurou transformar isso em uma força narrativa.
Inicialmente, Martin havia expressado entusiasmo pela segunda temporada, descrevendo os primeiros episódios como “simplesmente ótimos” e “emocionantes”. No entanto, suas críticas se intensificaram após a estreia, incluindo uma observação negativa sobre o uso incorreto do sigilo da Casa Targaryen, que ele considera um erro significativo.
Representantes da HBO e Ryan Condal não comentaram sobre as críticas de Martin. A série continua a atrair a atenção dos fãs e críticos, com as próximas temporadas aguardadas para abordar as complexidades e desafios destacados por Martin.