Na contagem regressiva para seu lançamento em 2 de outubro, novos detalhes sobre a produção de Ghost of Yotei foram revelados. Brian Fleming, um dos fundadores do estúdio Sucker Punch, afirmou que o aguardado exclusivo de PlayStation 5 foi desenvolvido com um orçamento, tamanho de equipe e esforço de produção “muito, muito semelhantes” ao de seu aclamado predecessor, Ghost of Tsushima.
A revelação, feita em uma nova entrevista, dá aos fãs uma ideia da escala do novo jogo, que promete entregar uma experiência de conteúdo similar à do game de 2020, mas desta vez construída do zero para o hardware do PlayStation 5.
Custos, equipe e ‘anos-homem’ semelhantes
Em entrevista ao site GameFile, Brian Fleming foi direto ao comparar os dois projetos. Ele afirmou que “os custos e as finanças, os anos-homem, a quantidade de meses que a equipe — multiplicada pelo tamanho da equipe — trabalhou nele, [são] muito, muito semelhantes” entre os dois jogos.
Embora a Sucker Punch nunca tenha divulgado números concretos, reportagens da indústria na época estimaram que o custo de produção de Ghost of Tsushima foi de aproximadamente US$ 60 milhões, com uma equipe de cerca de 160 pessoas. A declaração de Fleming sugere que Ghost of Yotei foi desenvolvido com recursos parecidos.
A grande diferença: o foco total no PlayStation 5
A revelação de que os orçamentos são similares é particularmente interessante, pois há uma grande diferença técnica entre os dois projetos. Ghost of Tsushima foi originalmente desenvolvido para o PlayStation 4 e, posteriormente, recebeu uma versão aprimorada para o PS5.
Ghost of Yotei, por outro lado, é o primeiro jogo do estúdio construído inteiramente do zero para a nova geração de consoles. Isso indica que a Sucker Punch conseguiu criar uma experiência nativa de PlayStation 5, com todas as suas melhorias gráficas e de desempenho, sem precisar inflar drasticamente seu orçamento, uma demonstração de eficiência do estúdio.
A Sucker Punch já havia adiantado que a quantidade de conteúdo em Ghost of Yotei será semelhante à de seu antecessor, que oferecia dezenas de horas de exploração e história. O novo game, que chega em 2 de outubro, promete aprimorar a fórmula com novas armas, um sistema de exploração renovado e muito mais, transportando os jogadores para uma nova aventura no Japão feudal.