O cantor e compositor Gilberto Gil usou suas redes sociais nesta quinta-feira (24) para prestar uma nova e comovente homenagem à sua filha, a cantora Preta Gil, que morreu no último domingo (20), aos 50 anos. No dia em que o corpo da artista chegou ao Brasil, o pai compartilhou um vídeo de um momento especial dos dois no palco, acompanhado de uma declaração de amor e orgulho eterno.
“Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter para sempre”, escreveu o imortal da Academia Brasileira de Letras na legenda da publicação. O post rapidamente recebeu uma onda de carinho de amigos, famosos e fãs, que enviaram mensagens de apoio ao músico e sua família.
O orgulho de um pai
O vídeo compartilhado por Gil é um registro de uma apresentação em que Preta cantava uma música de seu próprio repertório, “Vá Se Benzer”. Nas imagens, ela se dirige ao público e fala sobre o incentivo que sempre recebeu do pai para seguir sua própria identidade artística. “Tô cantando músicas do meu repertório porque ele falou: ‘Cante suas músicas’. É uma forma também dele mostrar o quão orgulhoso é da gente, do que a gente é”, diz a cantora, na lembrança agora eternizada.
A escolha do vídeo reforça a mensagem de Gil, que sempre celebrou a carreira e a autenticidade da filha.
A corrente de carinho dos amigos
Nos comentários da publicação, diversas celebridades deixaram mensagens de conforto para a família Gil. “Amo vocês! Preta nos ensinou tanto. Todo amor do mundo para vocês. Amor eterno”, escreveu a apresentadora Sabrina Sato. “Preta para sempre. Única. Amo vocês”, disse a também apresentadora Angélica. A dançarina Lorena Improta deixou emojis de coração, em um gesto de carinho.
O retorno para a despedida final
A homenagem de Gilberto Gil acontece em um dia de grande emoção para a família. Após os trâmites burocráticos, o corpo de Preta Gil, que faleceu em Nova York enquanto realizava um tratamento experimental contra o câncer, desembarcou no Brasil na manhã desta quinta-feira.
O velório da cantora está marcado para esta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e será aberto ao público das 9h às 13h, para que os fãs também possam prestar sua última homenagem. A publicação de Gil é mais um capítulo da comovente despedida de um pai a uma filha que, como ele mesmo disse, sempre foi e sempre será motivo de imenso orgulho.